Lançado há pouco tempo na Europa, o Audi Q5 Sportback já tem passaporte carimbado para o mercado brasileiro. Junto a ele, chega também seu irmão Q5 renovado. Os modelos serão vendidos com preços reduzidos durante a campanha de pré-venda em fevereiro – depois os valores subirão.
A Audi pede R$ 279.990 pelo Q5 e R$ 335.990 pelo Q5 Sportback (ambos na modalidade de venda direta). Após o período de pré-venda, os preços subirão para R$ 309.990 e R$ 365.990, respectivamente. O Q5 será oferecido nas versões Prestige Plus, S Line e S Line Black, já o Q5 Sportback terá somente as variantes S Line e S Line Black.
Independentemente da versão e do tipo de carroceria, o Q5 2021 terá no Brasil motor 2.0 TFSI quat cilindros turbo. Esse motor entrega 249 cv e 37,7 kgfm de torque. Segundo a marca alemã, ambos os SUVs chegam aos 100 m/h em 6,3 segundos e só param de acelerar ao atingir 237 km/h.
A transmissão é a já conhecida S Tronic de dupla embreagem com sete marchas. Além disso, o Q5 e o Q5 Sportback contam com tração integral quattro com tecnologia ultra, que direciona o torque para as rodas dianteiras em situação normal de condução ou para as quatro rodas quando necessário.
Visualmente o novo Audi Q5 traz para-choque renovado, grade frontal maior, faróis full-LED com tecnologia Matrix e lanternas traseiras renovadas. A cabine ganhou nova central multimídia com 10,1 polegadas e painel de instrumentos de 12,3 polegadas.
Inédito no Brasil, o Q5 Sportback traz a carroceria cupê ao tradicional SUV médio da marca. Ele tem teto mais baixo e inclinado, formando um arco em direção à traseira. Não é tão radical nessa abordagem quanto o Q3 Sportback ou o e-tron Sportback, mas é um jeito de deixar o Audi Q5 mais esportivo.
>>Impressões: e-tron Sportback é elétrico por acaso e Audi por completo
>>Avaliação: Audi Q3 Black é prova que luxo não tem que ser esportivo
>>Audi A4 2021 vive mundo diferente de Classe C e Série 3: Avaliação