Novidades

Q4 e-tron coloca Audi no mundo dos SUVs compactos elétricos

Intermediário entre Q3 e Q5 em porte, o novo Audi Q4 e-tron é o novo modelo elétrico de entrada das quatro argolas

Audi Q4 e-tron [divulgação]
Audi Q4 e-tron [divulgação]

Rapidamente expandindo seu portfólio de modelos elétricos, a Audi apresentou mais um membro da família e-tron. Depois do SUV grande e-tron e seu irmão e-tron Sportback, além do esportivo e-tron GT, a Audi apresentou o novo Q4 e-tron. E se não bastasse o formato tradicional, a marca ainda revelou o SUV cupê Q4 e-tron Sportback.

Diferentemente do e-tron, que é construído sobre a plataforma MLB Evo para carros a combustão, o Q4 e-tron usa a base MEB. A plataforma modular, que estreou no VW ID.3, é pensada única e exclusivamente para modelos movidos a energia elétrica. Ela será usada também pela Ford futuramente.

Com porte intermediário entre Q3 e Q5, o Audi Q4 e-tron tem 4,58 m de comprimento, 1,86 m de largura e 1,63 m de altura. O entre-eixos é de 2,76 m. Dentro do porta-malas, cabem 520 litros, independentemente se é a versão regular ou o Sportback.

Serão oferecidas duas versões do Audi Q4 e-tron. A 40 conta com motor elétrico nas rodas traseiras com 200 cv e 31,6 kgfm de torque. Nessa configuração, ele chega aos 100 km/h em 8,5 segundos.

Já o Q4 e-tron 50 tem tração integral quattro e dois motores elétricos que entregam juntos 295 cv e 46,9 kgfm de torque. Os 100 km/h chegam em 6,2 segundos, tanto no Sportback quanto no SUV. A Audi estima autonomia superior a 400 km em ambas as variantes.

TT SUV?

Esteticamente o Q4 é um Audi em sua pura essência, mas já começa a mostrar outra face da linguagem visual da marca. Ele tem carroceria visivelmente mais arredondada que outros modelos da marca, remetendo aos primeiros Audi TT, em especial na curva do teto do Q4 Sportback.

Faróis com LEDs personalizáveis são o grande destaque do modelo. O formato da peça é bem parecido com o do Q7, mas em menos escala e mais inclinado. Eles se integram à grade frontal, que pode ter bordas pretas como no e-tron GT. Na traseira, lanternas interligadas marcam o visual de maneira ousada.

Audi Q4 e-tron Sportback [divulgação]
Audi Q4 e-tron Sportback [divulgação]
Cabine foge do típico Audi, com diversas superfícies interessantes. O volante tem formato futurista com base e parte superior achatadas. A central multimídia fica voltada para o motorista, criando um ambiente mais individualista. Há ainda um patamar para o seletor de marcha, que é minúsculo.

A Audi já afirmou que estuda vender o Q4 e-tron no Brasil, mas não há nada confirmado até o momento. O SUV elétrico começará a ser vendido na Europa e EUA ainda nesse ano.

>>Audi terá RS e-tron GT no Brasil até outubro, pré-venda começa em abril

>>Audi e-tron é o carro elétrico mais vendido do Brasil em 2020

>>Impressões: e-tron Sportback é elétrico por acaso e Audi por completo