Mirando em clientes que buscam entrar na onda da eletrificação e quer ter um SUV premium, a Audi acaba de lançar o Q6 e-Tron no Brasil. Ele é o primeiro modelo 100% elétrico fabricado na planta de Ingolsdat, uma cidade alemã. Outro destaque é que ele usa a Plataforma Premium Electric, uma arquitetura dedicada aos modelos elétricos e criada pelo Grupo Volkswagen.
O novo SUV da Audi traz uma dianteira mais verticalizada e sua grade tem tamanho amplo. Seus faróis são full LED e trazem a tecnologia Matrix. Eles têm 61 segmentos de LED, se adaptam automaticamente a luz, possuem assistente de farol alto e animação do sistema coming/leaving home o Q6 é o primeiro carro da montadora a usar iluminação dianteira em dois níveis.
Na traseira, as linhas são novas e suas lanternas interligadas relembram o esportivo e-Tron GT. Sua plataforma é a PPE. Ela foi desenvolvida pelo Grupo Volkswagen, tem foco na eficiência e otimização dos sistemas embarcados e prioriza um melhor consumo de energia. Sobre os dados técnicos, o novo Audi Q6 e-Tron tem dois motores elétricos de 387 cv e 54,5 kgfm de torque.
Pré-venda está aberta
O propulsor dianteiro pode ser acionado dependendo da situação. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e sua velocidade máxima é de 210 km/h. O coeficiente de arrasto é de 0,28. O novo Q6 e-Tron tem suspensão esportiva S e é o primeiro carro da marca a ter essa novidade. Ele tem amortecedores com válvula de amortecimento variável.
Na cabine, o novo Audi Q6 e-Tron traz o painel de instrumentos e a central multimídia integrados. O painel de instrumentos tem 11,9 polegadas e apresenta os sistemas de condução semiautônoma e de navegação. Já a central multimídia tem 14,5 polegadas, conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, possui comandos do ar-condicionado e tem comando de voz.
Há ainda uma tela de 10,9 polegadas para o passageiro dianteiro com entretenimento direcionado para ele e com um modo que evita distração ao motorista. Sobre os sistemas ADAS, o Q6 e-Tron tem controle de cruzeiro adaptativo, aviso de saída de faixa, câmeras com visão 360°, frenagem autônoma de emergência, assistente de estacionamento, entre outros itens.
Falando em medidas, o novo Audi Q6 e-Tron tem 4,77 m de comprimento, 2,19 m de largura, 1,68 m de altura, 2,88 m de entre-eixos e o porta-malas leva 526 litros. O bagageiro sobe para 1529 litros com os bancos traseiros rebaixados e o compartimento dianteiro leva 64 litros.
Sua bateria tem 100 kWh de capacidade e possui 12 módulos prismáticos. Tem arquitetura de 800V e ele pode ser conectado em tomadas de carga super rápida de corrente contínua. Neste caso, ele suporta até 270 kW e precisa de 21 minutos para ter a carga completada. Já em corrente alternada, o valor máximo é de 11 kW. O acesso de carregamento é feito pelos dois lados do SUV e a abertura é elétrica.
O novo Audi Q6 e-Tron tem autonomia declarada pelo Inmetro de 411 km e possui quatro modos de recuperação de energia. De série, ele traz ar-condicionado de três zonas, Audi Phone Box de 15W, porta-malas com abertura e fechamento elétricos, volante e bancos com aquecimento, sensor de fadiga, portas USB dianteiras e traseiras, nove airbags e mais equipamentos.
A lista tem ainda bancos dianteiros elétricos e o do motorista com memória, teto solar panorâmico, entre outros itens. A versão Performance tem acessórios como kit S Line para o interior e exterior, kit Black Plus para o exterior, rodas Audi Sport de 21 polegadas, sistema de som Bang & Olufsen 3D, luzes ambientes interativas, head-up display de realidade aumentada.
O novo Audi Q6 e-Tron pode ser escolhido nas cores preto Mito, branco Geleira, azul Plasma ou Ascari, cinza Imã, Manhattan ou Daytona. O preço público da versão Performance é de R$ 559.990 e durante a pré-venda (que valerá até o fim do próximo mês de novembro) é de R$ 539.990.
Já o Q6 e-Tron Performance Black custará R$ 599.990 e na pré-venda está saindo por R$ 569.990. A Audi cobra R$ 2.200 pela pintura metálica ou perolizada e ainda oferece o SUV com um voucher dos postos Shell Recharge no valor de R$ 10 mil.
Gostou do Q6 e-Tron? Teria um desse na sua garagem? Conte nos comentários