O Aston Martin Vanquish renasce, provando que os motores a combustão interna continuam vivos, combinando esportividade e luxo a bordo. Lançado em 2001, o Vanquish é um dos modelos mais emblemáticos do fabricante britânico.
Além de seu legado na Aston Martin, o Vanquish também fez aparições no cinema, como no filme 007 – Um Novo Dia Para Morrer, de 2002. Com o novo Vanquish 2025, a marca elevou o patamar a um novo nível.
Nesta terceira geração, o Aston Martin Vanquish teve a distância entre-eixos alongada em 80 mm e o desenho do capô modificado, proporcionando uma presença mais baixa, evidenciando a esportividade da escola britânica de design.
A Aston Martin aplicou toda sua expertise das pistas no Vanquish 2025. As soluções estilísticas não estão lá apenas pela beleza; a linha da carroceria e as entradas de ar ajudam tanto na aerodinâmica quanto no resfriamento do motor V12.
Esportividade sem eletrificação
Enquanto alguns fabricantes adotam a eletrificação para promover melhor eficiência energética e desempenho, a Aston Martin seguiu um caminho diferente. Sob o capô está o motor V12 5.2 biturbo, capaz de produzir 835 cv e 101,9 kgfm (potência específica de 160 cv/liro). Segundo o fabricante, a grade frontal e o para-choque dianteiro geram 13% mais fluxo de frente o DBS 770 Ultimate.
Esse poder de fogo permite ao Aston Martin Vanquish acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 345 km/h. Para realçar as notas musicais do motor, há um sistema de exaustão opcional de titânio, que reduz o peso do carro em 10,4 kg.
Para melhorar a condução, o Vanquish 2025 recebeu um avançado diferencial eletrônico, que pode ser totalmente aberto ou 100% bloqueado em 135 milissegundos, além de controles eletrônicos de tração e estabilidade personalizáveis, que cooperam na esportividade ao volante. Os freios de carbono-cerâmica são de série e o amortecedores da Bilstein DTX possui uma nova configuração.
O preço do Aston Martin Vanquish parte de US$ 429.000 (aproximadamente R$ 2.407.462, no câmbio atual, em conversão direta, excluindo impostos e taxas). Embora alguns superesportivos tenham adotado a eletrificação, a Aston Martin manteve-se fiel à proposta da esportividade raiz com o novo Vanquish 2025.
O que você achou do Aston Martin Vanquish? Acredita que os superesportivos não devem seguir o caminho da eletrificação? Escreva sua opinião nos comentários!