O Aston Martin Valhalla foi revelado como conceito há mais de cinco anos. Mas só agora a fabricante confirmou que o modelo começará a ser produzido no segundo trimestre de 2025. Vallhalla é o primeiro carro híbrido plug-in da Aston Martin. Ele também foi o escolhido para estrear a nova transmissão de dupla embreagem de oito velocidades da marca.
Porém, quem quiser levar um Valhalla para casa terá que se antecipar! Pois, de acordo com a Aston Martin apenas 999 unidades serão produzidas para deixá-lo ainda mais exclusivo. O modelo vem para deixar o jogo mais interessantes para os seus rivais Lamborghini Revuelto e o Ferrari SF90 Stradale.
O Aston Martin Valhalla é munido por um V8 biturbo 4.0 que entrega 817 cv combinado a três motores elétricos que elevam a potência para 1.064 cv e 112,17 kgfm de toque. Para ir de 0 a 100 km/h ele precisa apenas de 2,5 segundos e pode chegar até 217 km/h.
Ao incorporar os motores elétricos, o modelo ganhou mais vetorização de torque no eixo dianteiro.Outras vantagens é que eles atenuam qualquer atraso perceptível do turbo. Além disso, a energia perdida durante a frenagem pode ser recuperada. No modo 100% elétrico é possível chegar até 140 km/h e percorrer até 14 quilômetros.
Peculiaridades do Aston Martin Valhalla
O Valhalla também tem algumas peculiaridades se comparado com seus outros irmãos V8. Ele tem um sistema de lubrificação de cárter seco e virabrequim plano de 180 graus. Esse tipo de virabrequim é muito usado em motores de alto desempenho, pois ele traz várias vantagens como: melhor desempenho em potências mais altas, som mais agressivo e distribuição uniforme das forças de combustão.
Outro ponto interessante é que todos os principais componentes do veículo, como suspensão, frenagem, direção e aerodinâmica ativa e trem de força são integrados a um sistema chamado IVC (Integrated Vehicle Dynamics Control) para realizar ajustes finos dos principais parâmetros do carro. Esse sistema também é o responsável pela comunicação dos eixos dianteiros e traseiros já que eles não são conectados fisicamente.
Para ficar ainda melhor, o Valhalla é construído em torno de um monocoque de fibra de carbono baseado na experiência da Aston Martin com Fórmula 1. Para completar o modelo conta com subchassis de alumínio, suspensão dianteira Trick push rod com molas e amortecedores internos e suspensão traseira com amortecedores adaptativos Bilstein DTX personalizados.
A frenagem é feita por discos de cerâmica de carbono nos quatro cantos. Agora falando um pouco da cabine, o Valhalla conta com cockpit inspirado em carros de corrida e apoios de pés elevados para fornecer uma posição baixa do quadril ao calcanhar. Por fim, tantos os assentos quanto o volante são em fibra de carbono. Além disso, como qualquer Aston Martin, o Valhalla pode ser completamente personalizado.
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