Após estrear o Ariel Nomad 2 no mês passado, a empresa britânica agora revelou uma variante totalmente elétrica desse modelo todo-o-terreno. Embora ainda seja apenas um conceito, o Ariel E-Nomad antecipa o modelo de produção que chegará em 2026.
O Ariel E-Nomad se diferencia da versão a combustão pela carroceria redesenhada, construída com um material biocomposto de fibra de linho reciclável. Esses novos painéis, por exemplo, são 9% mais leves que a fibra de carbono e produzem 73% menos poluição ao longo do processo de fabricação das peças.
Em relação ao Ariel Nomad 2, o E-Nomad oferece uma redução de 30% no arrasto aerodinâmico, sem comprometer o downforce. Isso foi possível graças à cobertura do chassi tubular e à carenagem que integra o estepe na traseira.
O Ariel E-Nomad usa um motor BorgWarner eDM de 286 cv e quase 50 kgfm, com tração traseira e diferencial de deslizamento limitado. De acordo com a Ariel, o desempenho é equivalente ao da versão a combustão interna 2.3 EcoBoost, de origem Ford, com aceleração de 0 a 100 km/h em rápidos 3,4 segundos.
A energia é armazenada em uma bateria de 450V, com capacidade de 41 kWh, desenvolvida pela Rockfort Engineering. A bateria é montada atrás da cabine de dois lugares, pesa 300 kg, e conta com sistemas integrados de refrigeração e aquecimento.
O Ariel E-Nomad pesa 896 kg e possui um alcance puramente elétrico de 240 quilômetros. A recarga em equipamentos de carregamento rápido, de 20% a 80%, leva menos de 25 minutos.
A estreia oficial ocorrerá em 4 de setembro deste ano, durante a Cenex Expo 2024, e a versão final de produção está marcada para chegar em 2026.
O que você achou desse conceito todo-o-terreno elétrico da Ariel? Deixe sua opinião nos comentários!