Semanas após a grave polêmica acerca de trabalho análogo à escravidão, a BYD acaba de anunciar parceria com outra construtora. A montadora chinesa anunciou que está aliada com a empresa Sepeng Engenharia para fazer as adequações nas obras do complexo de Camaçari, na Bahia. Porém, ela não é tida como uma substituta para a Jinjiang.
No final de 2024, a marca dona do hatch Dolphin sofreu com polêmicas a respeito dos maus-tratos que trabalhadores chineses enfrentavam. Eles eram terceirizados e comandados pela Jinjiang. Com a revelação do descaso com os funcionários chineses, toda a obra foi embargada e a montadora precisou encontrar uma solução.
Agora, ela está aliada da brasileira Sepeng Engenharia. O contrato entre a nova construtora e a BYD está valendo por 30 dias e começou no último dia 17. A empresa foi contratada exclusivamente para ajustar as obras que foram parcialmente embargadas. Contudo, a marca dona do SUV Yuan Pro pontuou que a Sepeng não é uma empresa substituta da Jinjiang.
Mão de obra local
Em um comunicado enviado para a imprensa, os executivos chineses revelaram que o tema de substituição da Jinjiang ainda é discutido internamente e posteriormente a decisão será divulgada. Agora, a planta de Camaçari tem até aproximadamente 100 trabalhadores locais envolvidos no projeto.
Ou seja, eles cuidam da sinalização da obra, fazem a instalação de áreas para descanso, implementam medidas de proteção coletiva e mais tarefas. Aliás, eles seguem as regulamentações de normas para realização da escavação na região.
Logo após as denúncias, a BYD esclareceu que encerrou o contrato com a construtora Jinjiang e encontrou a Sepeng para dar continuidade nas obras. Essa nova construtora escolhida é um consórcio das empresas baianas SBE e Pelir. Elas são conhecidas por terem mais de 20 anos de atuação em projetos de incorporação, infraestrutura e serviços industriais.
Elas já foram parceiras de marcas como CCR, Porto de Aratu e outras. O fundador da SBE é o engenheiro Sérgio Bastos e da Pelir é o engenheiro Rogério Peleteiro. De acordo com Rodrigo Cervino, diretor administrativo e comercial da Sepeng, a empresa se sente honrada pela nova parceira e revelou que a construtora prioriza segurança, bem-estar dos trabalhadores e segue o cumprimento das normas.
Por fim, a BYD pontuou que quer transformar Camaçari no Vale do Silício da América do Sul. Além disso, ela disse que está investindo R$ 5,5 bilhões e que sua planta deve gerar aproximadamente 20 mil vagas de trabalho.
O que você achou dessa história? Já tinha ouvido sobre a polêmica da construtora chinesa com a BYD? Conte nos comentários