Mais um SUV no futuro

Alfa Romeo poderá ter um SUV para brigar com Porsche Cayenne

A Alfa Romeo oferece os SUVs Junior, Stelvio e Tonale, e planeja lançar um modelo grande para competir com o Porsche Cayenne.

Novo SUV Alfa Romeo
[Novo SUV Alfa Romeo/Autocar]

O Cayenne foi fundamental para salvar a Porsche. A estratégia de oferecer um SUV com DNA esportivo provou ser um sucesso, e logo em seguida surgiram o Lamborghini Urus e o Aston Martin DBX.

Com uma grande parcela do público demonstrando preferência por SUVs, o chefe da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato, afirmou que tomará uma decisão final sobre o lançamento de um utilitário esportivo de porte grande para rivalizar com o Cayenne. Atualmente, a marca oferece o Stelvio, o Tonale, recentemente o Junior, e o sedã Giulia.

Esse quinto modelo está previsto para 2027, podendo ser um hatchback, mas Imperato disse à Autocar que a decisão é inclinar-se para um veículo de porte maior, devido à tecnologia já existente na marca, como a plataforma, os motores e o gerenciamento eletrônico. Ele completou: “Os esboços de design que temos são muito promissores”.

Alfa Romeo Hatchback AutoCar
[Autocar]

O SUV grande da Alfa Romeo poderá ser baseado na plataforma STLA Large da Stellantis, que permite uma variedade de motores de alto desempenho, bem como o uso de baterias grandes. A aprovação do novo projeto depende de vários fatores, incluindo o progresso da eletrificação na América do Norte, o mercado asiático e a demanda por utilitários esportivos grandes na Europa.

Além dos cinco modelos, a Alfa Romeo continuará oferecendo versões especiais de corrida, como o 33 Stradale. Além disso, Imperato também mencionou que, seguindo as tendências de mercado, o caminho é atualizar o portfólio de acordo com a evolução do mercado e da Stellantis.

33 Stradale
Alfa Romeo 33 Stradale [Divulgação]

Será que, além deste novo SUV de porte grande, teremos também um futuro hatchback construído sobre a arquitetura STLA Medium? Para 2028 ou 2029, Imperato terá que decidir sobre a renovação de alguns segmentos dentro da marca. Embora o público esteja interessado em SUVs, para o executivo o essencial é entregar o que os consumidores compram, pois, como ele afirma, “Eu sou um fornecedor de carros”.

Qual sua opinião sobre os planos da Alfa Romeo? Escreva nos comentários.


>>Volkswagen Golf GTI Clubsport parou no tempo?

>>Porsche 911 não terá mais câmbio manual, mas não se desespere

>>Fiat Fiorino beira R$ 120 mil com novo aumento