O Cayenne foi fundamental para salvar a Porsche. A estratégia de oferecer um SUV com DNA esportivo provou ser um sucesso, e logo em seguida surgiram o Lamborghini Urus e o Aston Martin DBX.
Com uma grande parcela do público demonstrando preferência por SUVs, o chefe da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato, afirmou que tomará uma decisão final sobre o lançamento de um utilitário esportivo de porte grande para rivalizar com o Cayenne. Atualmente, a marca oferece o Stelvio, o Tonale, recentemente o Junior, e o sedã Giulia.
Esse quinto modelo está previsto para 2027, podendo ser um hatchback, mas Imperato disse à Autocar que a decisão é inclinar-se para um veículo de porte maior, devido à tecnologia já existente na marca, como a plataforma, os motores e o gerenciamento eletrônico. Ele completou: “Os esboços de design que temos são muito promissores”.
O SUV grande da Alfa Romeo poderá ser baseado na plataforma STLA Large da Stellantis, que permite uma variedade de motores de alto desempenho, bem como o uso de baterias grandes. A aprovação do novo projeto depende de vários fatores, incluindo o progresso da eletrificação na América do Norte, o mercado asiático e a demanda por utilitários esportivos grandes na Europa.
Além dos cinco modelos, a Alfa Romeo continuará oferecendo versões especiais de corrida, como o 33 Stradale. Além disso, Imperato também mencionou que, seguindo as tendências de mercado, o caminho é atualizar o portfólio de acordo com a evolução do mercado e da Stellantis.
Será que, além deste novo SUV de porte grande, teremos também um futuro hatchback construído sobre a arquitetura STLA Medium? Para 2028 ou 2029, Imperato terá que decidir sobre a renovação de alguns segmentos dentro da marca. Embora o público esteja interessado em SUVs, para o executivo o essencial é entregar o que os consumidores compram, pois, como ele afirma, “Eu sou um fornecedor de carros”.
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