Os veículos elétricos vieram para ficar, e essa revolução andou rapidamente nos últimos anos. Embora algumas montadoras tenham repensado seus planos, a Abarth manteve-se fiel à estratégia de oferecer modelos livres de emissões de poluentes e com uma dirigibilidade limpa.
- Triton 2025 está à venda perto do Brasil e traz versão Katana
- Bomba: Jeep Compass 2026 perderá duas versões no Brasil
Depois de aposentar a linha 595/695, a Abarth se despediu completamente dos motores a combustão interna no mercado europeu, e os híbridos não fazem parte da nova fase da marca representada pelo símbolo do escorpião.
Embora na América do Sul a Abarth ainda ofereça modelos a combustão interna, como o Pulse (a partir de R$) e o Fastback (iniciais R$), na Europa a história é diferente. A linha é composta exclusivamente pelos veículos elétricos 500e e 600e.
De acordo com Gaetano Thorel, chefão da Fiat e da Abarth na Europa, qualquer retorno de versões com motores a combustão interna está descartado devido às rígidas normas de emissões, entre outros motivos.
Em entrevista à Autocar, Thorel comentou: “Se você fizer um hatch esportivo que emita 180g/km na Itália, terá que pagar entre 1.000 e 2.000 euros de imposto de circulação todos os anos. Portanto, é justo oferecer aos clientes um veículo elétrico esportivo que entregue o mesmo nível de prazer ao volante e de desempenho, e ainda não emita poluentes.”
Somente veículos elétricos e não híbridos
Não há qualquer plano de o 500 híbrido ganhar uma variante Abarth, pois o conjunto mecânico não tem desempenho suficiente e digno de receber o emblema do escorpião. “Esse motor é um micro-híbrido e não permite extrair todo o potencial digno de um modelo assinado pela Abarth.”
Os conceitos do Panda do início de 2024 podem dar vida a um SUV elétrico maior, com lançamento previsto para 2027. Esse modelo pode ser a base ideal para um novo utilitário esportivo com emblema do escorpião, ampliando os horizontes da marca.
“O DNA da Abarth consiste em pegar um carro convencional e dar mais desempenho e prazer de condução, também pela dinâmica e pelo ronco do motor, de uma forma que o torne acessível aos consumidores”, comentou Thorel. Portanto, quer você queira ou não, podemos esperar por modelos puramente elétricos da Abarth nos próximos anos.
O que você acha da estratégia da Abarth de oferecer apenas veículos elétricos? Deixe a sua opinião nos comentários!
- Triton 2025 está à venda perto do Brasil e traz versão Katana
- Bomba: Jeep Compass 2026 perderá duas versões no Brasil
- Caminhonete Ford Ranger terá versão Super Duty em 2026
- Auto+ Podcast – SUV já encheu o saco? E que carro merecia uma segunda chance?