A caminhonete Kia Tasman foi revelada com lançamento global previsto para 2025, abrangendo mercados como Coreia, Austrália, África e Oriente Médio. É a primeira incursão do fabricante sul-coreano no competitivo segmento de caminhonetes médias, visando as rivais Toyota Hilux e a Ford Ranger.
Com um exterior dominado por linhas quadradas e um design que parece um carro-conceito, a caminhonete Kia Tasman não é apenas visualmente diferente do convencional, mas também exibe um interior recheado de tecnologia e bem equipado.
Design exterior da caminhonete Kia Tasman
A caminhonete Kia Tasman exibe um visual que promete ser o grande destaque ou ponto de discussão, divergindo da estética tradicional das caminhonetes. Com carroceria de cabine simples ou dupla. Mede 5,41 metros de comprimento exibindo a porção dianteira com os faróis de LED em posição vertical, para-choques robustos e um capô elevado com um aplique em formato de “U”.
Os para-lamas quadrados em plástico sem pintura abrigam os faróis de LED, enquanto na traseira, as lanternas e a tampa da caçamba com o nome Kia estampado são os destaques da parte posterior da carroceria.
Cabine
O interior da Kia Tasman se diferencia da maioria das caminhonetes, oferecendo um quadro de instrumentos totalmente digital de 12,3 polegadas, acompanhado por uma tela multimídia de mesmo tamanho e uma outra tela de cinco polegadas para os controles do ar-condicionado.
Materiais sustentáveis, como tecido PET reciclável e revestimentos de couro sintético bio-PU, foram utilizados. Além disso, um sistema de áudio Harman Kardon está disponível opcionalmente. Outros atributos da cabine incluem uma mesa dobrável no console central, um compartimento de 33 litros sob os bancos traseiros e o encosto do banco traseiro reclinável.
Capacidade de carga da caminhonete Kia Tasman
Para quem busca uma caminhonete, a capacidade de carga é fundamental. A Kia Tasman oferece 1.173 litros de volume, capacidade de carga entre 1.017 e 1.195 kg, e de reboque de 3.500 kg.
A caçamba pode ser configurada de acordo com as preferências do proprietário em quatro diferentes configurações: Single Decker, Double Decker, Sports Bar e Ladder Rack. No total, a fabricante irá oferecer 13 acessórios para melhorar a praticidade.
Motorização
A caminhonete Kia Tasman será lançada com motores a gasolina e a diesel, ambos de quatro cilindros. O motor a gasolina é um 2.5 turbo de 281 cv e 42,9 kgfm, enquanto o 2.2 turbodiesel rende 207 cv e 45 kgfm. As transmissões disponíveis são automática de oito marchas ou manual de seis marchas para a opção turbodiesel.
A caminhonete também oferece tração nas quatro rodas e 4×2 nas versões mais básicas, além de seletor de modo de condução com os programas Sand, Mud, Snow e Rock. As suspensões adotam arquitetura de duplo A no eixo frontal e eixo rígido atrás com amortecedores montados verticalmente.
Modelo global
Apesar de ser uma caminhonete global que deverá chegar às concessionárias em 2025, a Kia Tasman será lançada primeiro no mercado coreano, seguido pela Austrália, África e Oriente Médio. De acordo com a marca, a Arábia Saudita será um mercado particularmente forte, o que explica a revelação do modelo no Salão Internacional do Automóvel de Jeddah.
O que você achou da caminhonete Kia Tasman? Acha que ela fará frente às rivais Toyota Hilux e Ford Ranger? Escreva nos comentários!