A Mitsubishi está se preparando para trazer a nova geração da picape L200 Triton para o Brasil, conforme o Auto+ noticiou recentemente. Durante o Japan Mobility Show, a marca confirmou que a estreia do modelo por aqui será com produção nacional em Catalão (GO). Além disso, a empresa revelou que está nos planos lançar uma versão híbrida, ainda inédita no mercado externo.
Segundo o Motor1, Mauro Correia, CEO da HPE, representante oficial da Mitsubishi no Brasil, afirmou que a nova configuração híbrida está em fase de estudos. O desafio agora é entender como os consumidores brasileiros de picapes irão aceitar essa tecnologia, especialmente em relação ao uso no agronegócio e em longas viagens. Ainda não há uma data definida para o lançamento no mercado nacional, já que a versão híbrida é inédita.
No exterior, existem especulações sobre o tipo de sistema híbrido que será adotado. Alguns apostam em um sistema do tipo plug-in, semelhante ao utilizado pela Mitsubishi em outros modelos, como o Outlander. Porém, há críticas em relação ao peso das baterias nesse tipo de aplicação em uma picape, que naturalmente precisa carregar peso. Além disso, a necessidade de carregamento em uma fonte externa ainda é inviável em áreas rurais e remotas.
Por outro lado, ganha força a ideia de uma versão híbrida tradicional. Nesse caso, a vantagem seria uma construção técnica mais simples, com um motor elétrico e baterias menores, além da recarga ser feita apenas pelo próprio motor a combustão. Isso resultaria em um produto mais acessível em comparação com um híbrido plug-in.
Motor nova L200 Triton
De qualquer forma, a nova L200 Triton chegará primeiro ao Brasil nas versões a combustão. O motor 2.4 turbodiesel, que passou por alterações significativas na versão global, oferece três opções de potência: 149 cv e 33,6 kgfm; 183 cv e 43,8 kgfm; e 204 cv e 47,9 kgfm. A transmissão pode ser manual ou automática, ambas com seis marchas, e a tração é 4×4 com reduzida.
A fabricante ainda não divulgou os números para o Brasil, lembrando que o modelo atual possui uma potência de 190 cv e torque de 43,9 kgfm. Porém, considerando que o público brasileiro não suporta a ideia de uma picape média ter menos de 200 cv, podemos esperar que a versão mais potente do motor seja a escolhida para aqui.
O que acha da ideia de uma Mitsubishi L200 Triton híbrida? Deixe nos comentários a sua opinião.
.
>> Novo Toyota FT-3e é apresentado como um SUV elétrico revolucionário