![Flagra Volkswagen Passat [CarScoops] Flagra Volkswagen Passat [CarScoops]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/03/https___www.carscoops_edited2-1.jpg)
O Brasil sempre conheceu o Volkswagen Passat como um sedã grande. Mas, por incrível que pareça, o famoso modelo da marca agora deixará de ter a versão de três volumes. A montadora já confirmou que sua nova geração chega em setembro e será vendida exclusivamente como perua.
O mercado automotivo brasileiro não oferta mais o Passat desde agosto de 2020, enquanto os Estados Unidos fabricaram a última unidade do modelo em janeiro de 2022. Vale lembrar que o Passat americano era um modelo diferente. Contudo, na Europa a Volkswagen segue vendendo-o normalmente, inclusive com planos próximos de uma nova geração.
De acordo com o site Automotive News Europe, o chefe da montadora alemã, Thomas Schäfer, declarou que a próxima geração do Passat (conhecida como B9) terá suas primeiras entregas realizadas já em setembro de 2023, embora ainda nem tenha sido revelado.
![Flagra Volkswagen Passat [CarScoops]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/03/https___www.carscoops_edited-1-750x450.jpg)
Sai sedã, fica só perua
Enquanto o primo do Passat, o Skoda Superb manterá versões com carroceria sedã, essa opção agora ficará indisponível no modelo da VW. Isso porque para o lugar do sedã, a Volkswagen terá o elétrico ID.7. Vale lembrar que infelizmente as peruas não vingaram no Brasil, mas na Europa elas são motivo de muito sucesso.
Prova disso é que o Passat foi o carro médio mais vendido no continente europeu no ano passado, com 66.621 unidades. O segundo lugar ficou justamente com o seu primo Superb, que teve 45.042 exemplares comercializados. Boa parte dessas vendas foi feita pela perua.
![Volkswagen Passat GTE [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/03/33997-PassatGTEEstate_edited-750x450.jpg)
Flagra da nova geração
Fotos capturadas da nova linha sendo testada não entrega muitos detalhes. Analisar as imagens talvez te cause estranheza, e com razão, já que a Volkswagen aplicou alguns adesivos no modelo para disfarçar as novidades, fingindo ser da atual geração.
A frente será bem mais afilada e mais próxima dos carros elétricos da marca, provavelmente com uma fita de LED unindo as lanternas sobre uma peça pintada em black piano. O para-choque empregará uma boca maior e mais esportiva, como mostra a projeção criada pelo site CarScoops.
O conjunto mecânico deve ser o último a combustão no modelo. E, ao que tudo indica, sempre composto por um sistema híbrido. Pode ser leve de 48V ou mais sofisticado, como um híbrido plug-in (que é recarregado na tomada).
>> Volkswagen apresenta o ID.Aero 100% elétrico
>> VW tem 2 Polo, 3 Passat, 3 T-Cross e 2 Jetta vendidos simultaneamente