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Nova geração da Toyota Hilux pode usar motor V6 híbrido

Toyota confirmou que a nova geração da Tundra terá motor híbrido e esse conjunto pode chegar à nova Hilux 2025 no Brasil

Hilux híbrida
Toyota Tacoma TRD Pro i-Force Max [divulgação]

Enquanto a grande maioria das montadoras está fazendo a transição completa dos carros a combustão para os elétricos, a Toyota é uma das mais ferrenhas na adoção de sistema híbrido. Prova disso, é que a marca japonesa anunciou, por meio de um teaser, que a Tacoma (possível nova geração da Toyota Hilux) terá motor híbrido.

A Toyota já prometeu que a próxima Hilux também nascerá híbrida. Por isso, é natural que a Tacoma, sua equivalente norte-americana, siga pelo mesmo caminho. Inclusive, há grandes chances de que Tacoma e Hilux se tornem uma picape só – diferentemente do que aconteceu com as Chevrolet S10 e Colorado, que deveriam se unificar.

O teaser revela o logotipo i-Force Max. Esse é o nome do conjunto híbrido usado pela Tundra, a caminhonete grande da Toyota rival de Ford F-150, Chevrolet Silverado e RAM 1500. Na Tundra, o que há debaixo do capô é um V6 3.5 biturbo a gasolina ligado a um motor elétrico – todos na dianteira. Mas a tração é 4×4 pelo sistema tradicional das picapes.

Na Tundra híbrida são 443 cv e 80,5 kgfm de torque – algo até exagerado para uma caminhonete média como é a Tundra e a Hilux. Por isso, os modelos menores da Toyota podem ganhar uma versão mais mansa desse V6 híbrido ou compartilhar o conjunto híbrido com os modelos menores da marca.

Opção quatro cilindros

Crown e Grand Highlander trazem um 2.4 quatro cilindros turbo a gasolina ligado a um motor elétrico na traseira. Com isso, trazem 340 cv e 55,3 kgfm de torque. O torque é bem semelhante ao da Hilux GR-Sport, mas a potência é bem maior. Ela conta hoje com motor 2.8 quatro cilindros turbo diesel de 224 cv e 55 kgfm. 

Toyota Hilux GR-Sport [Auto+ / João Brigato]
Toyota Hilux GR-Sport [Auto+ / João Brigato]
Esse conjunto híbrido do Grand Highlander e do Crown é chamado de Hybrid MAX, uma designação diferente do i-Force Max que aparece na traseira da Tacoma TRD Pro norte-americana. Será que a Toyota terá realmente culhões de colocar 443 cv debaixo do capô da nova Tacoma e, possivelmente, da Hilux 2025? 

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