Parte do plano Renolution, a renovação de modelos da Renault já está de vento em poupa. Prova disso que é que a marca francesa anunciou que 2024 chega a nova geração do Renault Kwid elétrico. Mais precisamente do Dacia Spring europeu e que pode servir de base ou inspiração para o modelo a combustão vendido no Brasil, Índia e países de baixo custo.
O anúncio era focado somente no mercado europeu, por isso a Renault revelou apenas que já trabalha na nova geração do Dacia Spring para 2024. A grande questão é que Kwid, Spring e City K-ZE são o mesmo carro. A diferença é que o Kwid e o City K-ZE são vendidos pela Renault e o Spring é da Dacia.
A única diferença entre eles, além de pequenos detalhes no visual, é a motorização. City K-ZE e Spring são 100% elétricos, enquanto o Kwid só tem versão a combustão. O modelo vendido no Brasil, no entanto, terá versão elétrica E-Tech ainda neste ano. Com o lançamento da nova geração do Dacia Spring para 2024, abre-se o caminho para um novo Kwid.
Sucesso de vendas na Europa com mais de 46 mil pedidos, o Dacia Spring de segunda geração terá a mesma plataforma dos elétricos Renault R5 e R4. Ou seja, migrará da CMF-A que limita seu comprimento a até 4 metros para adotar a CMF-B. A base hoje é usada também pela terceira geração do Sandero e pelo Clio europeu.
Resta saber se a mudança drástica do Dacia Spring influenciará também o Renault Kwid a gasolina. É possível que a marca francesa separe o modelo elétrico do a combustão por conta dos custos. Com foco na Índia e Brasil, o Kwid é bastante sensível ao preço e precisa se manter como um projeto de baixo custo. A base maior, já o prejudicaria nessa questão.
>>Janeiro: Chevrolet S10 vende menos que Renault Oroch e Nissan Frontier
>>Renault Duster turbo 2023 é lançado mais barato que o Captur
>>Renault Kwid 2023: mais bonito, mas sem corrigir falhas | Impressões