Assim como aconteceu com o Fusion/Mondeo, o Ford Edge deixou de ser um modelo global para passar a compor o portfólio exclusivo da Ford China. Pensado para o mercado local, a terceira geração do SUV deixa de apostar em estilo esportivo e ousado para ser tornar mais um SUV grande de sete lugares.
Com 5 m de comprimento, 1,96 m de largura e 1,77 m de altura, além de entre-eixos de 2,95 m, a nova geração do Ford Edge é verdadeiramente grande. O modelo é bem maior que um Toyota SW4 ou um Mitsubishi Pajero Sport, tendo comprimento semelhante à Maverick. Comparado ao antigo Edge, o novo é 23 cm mais longo.
Isso justifica a inclusão do sobrenome L ao modelo: que fica evidenciado pelo logotipo na parte elevada da porta traseira. A geração anterior já era vendida na China com traseira alongada e espaço para sete pessoas – por isso, para eles, essa mudança de natureza do Edge não é estranha.
Ainda assim, um Fusion SUV
Esteticamente ele segue bastante próximo ao Fusion, só que de nova geração que não teremos globalmente. A frente tem faróis em L com parte superior conectada por uma barra luminosa. Maçanetas camufladas e linha de cintura alta dão um visual mais parrudo ao modelo.
Na traseira, as lanternas são bem grandes e conectadas por uma barra preta não luminosa. Ao centro, o nome Edge aparece em letras garrafais. A cabine traz soluções do novo Fusion chinês, como o painel de instrumentos de 12,3 polegadas na mesma linha da central multimídia de 27 polegadas (sim, 27 polegadas).
O console central é bem alto e conta com espaço na parte inferior para objetos. Além disso, há forração de couro por todo painel e elementos em cobre contrastantes. Dado seu tamanho mais do que generoso e a pegada mais luxuosa que os chineses demandam, o Ford Edge L terá layout de assentos 2+2+3. Assim, a fileira do meio tem dois bancos individuais.
O motor é um velho conhecido: o 2.0 quatro cilindros turbo de 248 cv e 38 kgfm de torque que era usado pelo Ford Fusion no Brasil antes de morrer. Haverá também uma versão híbrida com 271 cv e 41,3 kgfm de torque. A Ford promete 1.188 km de autonomia com essa variante híbrida não plug-in.
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