Com o sucesso do Note e-Power, a Nissan está focada em ampliar a oferta de seu sistema elétrico de autonomia estendida para outros carros. Depois do Kicks, o próximo modelo a ser eletrificado será o Sentra. Essa é a primeira vez na história que o Nissan Sentra híbrido chega ao mercado. Mas seu sistema é totalmente diferente do Toyota Corolla Hybrid.
Atual carro de passeio mais vendido da China, o Nissan Sentra é vendido como Sylphy por lá. E foi justamente o ministério de patentes que revelou o segredo que ninguém suspeitava: a eletrificação do sedã médio. Ao contrário do rival Toyota Corolla Hybrid que usa motores elétricos e a combustão combinados, o Sentra e-Power é movido a eletricidade.
Autonomia estendida
A diferença é que o Sentra e-Power, na prática, é um elétrico com autonomia estendida (entenda aqui os tipos de carros híbridos). O que move as rodas do modelo é um motor elétrico de 136 cv. Contudo, está debaixo do capô um 1.2 três cilindros aspirado de 72 cv. Ele funciona só e somente para gerar energia elétrica para carregar as baterias.
Esse motor a gasolina não é conectado às rodas, como acontece com o 1.8 flex do Corolla Hybrid. Como resultado, o consumo de combustível é bem baixo: são 25 km/l, como revelado pelo ministério de patentes da China. Como o motor a combustão não move as rodas, não há transmissão.
Visualmente há pouquíssimas alterações entre o Nissan Sentra híbrido e o modelo regular. Como o motor a combustão necessita de menos refrigeração, a grade frontal é fechada. A entrada de ar é feita pela parte inferior do para-choque. Há logotipos e-Power na lateral do sedã médio e novas rodas de liga-leve.
Vale lembrar que o Nissan Sentra deixou de ser vendido no Brasil e a nova geração ainda é dúvida. O modelo já é produzido no México, de onde as unidades antigas eram importadas para o nosso país. A versão e-Power é, por enquanto, exclusiva do mercado chinês. Mas, caso se torne global, seria um grande diferencial no mercado brasileiro.
>>Corolla Cross é um dos 10 carros mais vendidos de junho por enquanto
>>Nissan Frontier XE é old-school, com forte custo-benefício – Avaliação
>>Nissan Kicks Exclusive é, entre os SUVs, quase imbatível | Avaliação