Celebrando 23 anos de atividades da fábrica de Resende, no interior do Rio de Janeiro, a Nissan anunciou investimentos pesados e novos modelos. A fábrica, que hoje só faz o Kicks, será responsável por produzir dois novos SUVs, além de um novo motor turbo. Os lançamentos ocorrerão até 2025.
Totalizando R$ 6,2 bilhões em investimentos feitos desde 2015, o novo montante resultará no lançamento de dois novos SUVs, sendo um deles já anunciado. A marca revelou que a segunda geração do Kicks será fabricada primeiro no Brasil, celebrando o fato de que o modelo foi desenvolvido para cá, mas se tornou um produto global de sucesso.
O segundo modelo ainda não foi revelado. Contudo, apostas fortes recaem sobre um SUV de porte médio pensado para países emergentes. Hoje, a Nissan tem o Qashqai na Europa, modelo responsável por salvar a operação da marca japonesa por lá. Contudo, ele não deve ser o escolhido para o nosso país.
O velho Kicks deve ser mantido em produção também como um modelo de entrada mais barato. A informação ainda não foi confirmada, mas rumores apontam para essa estratégia visando posicionar o novo Kicks em um patamar mais alto do segmento, enquanto o velho seguirá brigando com Fiat Pulse e o Hyundai Creta de primeira geração ainda em produção.
Nova base, novo motor
A Nissan deve usar a plataforma CMF Global da Renault, revelada através do SUV compacto Renault Kardian e pela picape conceito Niagara. A base serve a modelos entre 4 e 5 metros de comprimento e tem distintas variações de entre-eixos e balanço traseiro. A plataforma, ao que tudo indica, servirá ao novo Kicks e também ao novo SUV ainda inédito.
Dentro do anúncio da Nissan, foi falado sobre um novo motor turbo. Ainda não foi revelado que motor será esse, mas há chance de que o 1.0 três cilindros turbo de 125 cv e 22,4 kgfm, que vai estrear no Renault Kardian, seja o escolhido. Com isso, o motor seria produzido tanto em Resende (RJ), quanto em São José dos Pinhais (PR).
É possível que o novo SUV acima do Kicks use o motor 1.3 TCe quatro cilindros turbo que hoje equipa as versões mais caras de Duster e Oroch. O motor de 170 cv e 27,5 kgfm de torque pode também aparecer debaixo do capô do Kicks em versões mais caras.
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