Depois de acertarem os novos termos da Aliança, Renault e Nissan começaram a revelar seus planos de expansão global em mercados emergentes. Tendo Brasil e Índia como grandes destaques, a Nissan terá uma estratégia completamente diferente nos dois países. Para tanto, há só um modelo em potencial a ser compartilhado entre ambos.
Aqui no Brasil, a Nissan anunciou que teremos a nova geração do Kicks e um inédito SUV, ainda não revelado. O modelo deverá ser maior que o Kicks, visando o segmento de médios que há tempos a marca japonesa perde tempo em não concorrer. Além disso, a marca terá a sua versão da Renault Niagara e um inédito compacto elétrico.
O que os planos revelados pela Nissan para a Índia e destrinchados pela revista Autocar India mostram é que somente o modelo elétrico será igual aqui e lá. O plano da Nissan para o mercado indiano contempla bem mais modelos e em segmentos que não há presença forte no Brasil. Mas o curioso é a maior sinergia com a Renault por lá.
Todo modelo da Nissan na Índia será equivalente a algum Renault. Não somente em posicionamento, mas sim em derivação direta. Hoje, o Kicks indiano não passa de um Duster com casca japonesa, que o faz parecer distorcido. E esse parentesco continuará. Um dos lançamentos prometidos pela Nissan é um novo SUV diretamente derivado do Duster.
Mini Livina e novo Magnite
A marca também terá um SUV de sete lugares que nascerá a partir do Grand Duster de sete lugares. A marca ainda terá uma inédita minivan subcompacta, uma espécie de mini Livina. O modelo será derivado da Renault Triber, que é a minivan do Kwid. Ela tem 7 lugares e apenas 4 m de comprimento, medidas que serão repetidas pelo modelo Nissan.
Por fim, o SUV subcompacto Magnite será reestilizado na Índia, adotando um estilo mais próximo ao do novo Kicks. Vale lembrar que o modelo foi cogitado para o Brasil, mas teve seu projeto descartado por conta da vontade da marca japonesa em vender modelos de maior valor.
Você acha que a Nissan deveria trazer algum desses modelos indianos ao Brasil? Opine nos comentários.
>>Aliança confirma compacto elétrico, nova Frontier, Kicks e picape intermediária
>>Renault desiste de controlar a Nissan
>>Fit da Nissan ganha recurso inusitado para passageiro