Um dos elétricos mais vendidos do Brasil, o Nissan Leaf passou por pequenas mudanças para o ano de 2022. Ainda sem data para que as alterações cheguem ao nosso país, o novo Leaf 2022 finalmente corrigiu uma falha grave que ele compartilha com o Toyota Corolla Cross: o freio de estacionamento no pé.
Nissan Leaf e Toyota Corolla Cross são um dos únicos carros de passeio 0km à venda no Brasil com esse tipo de solução arcaica. No Leaf isso já se torna grave por se tratar de um carro totalmente elétrico, que tem como premissa ser um projeto moderno e de vanguarda.
No Corolla Cross, a situação é ainda pior pelo fato de ele ter sido lançado bem mais recentemente que o Leaf. O SUV da Toyota foi lançado globalmente em 2020, enquanto o elétrico da Nissan é de 2018. O problema, porém, é que fora do Brasil o Corolla Cross tem freio de estacionamento elétrico. O Leaf, porém, não tinha esse item até agora.
Fora essa importante mudança, o hatch elétrico japonês ganhou nova grade frontal sem friso cromado, faróis com lentes escurecidas e novas rodas de liga-leve pretas com pontos cromados. Novas opções de cores foram adicionadas vindas diretamente dos SUVs Ariya e Qashqai. Por dentro a única novidade é a integração com Amazon Alexa na central multimídia.
Na Europa o Nissan Leaf é vendido em duas opções de motor/baterias. As variantes padrão usam baterias de 40 kWh e rodam até 270 km com carga total. Nesse caso, motor elétrico entrega 150 cv. É essa configuração que a Nissan usa no Brasil. Já o Leaf e+ traz 218 cv e baterias de 62 kWh para entregar 385 km de autonomia.
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