Antigamente comprar um hatch médio significava um passo além dos modelos compactos, mas sem a caretice dos sedãs. Hoje, contudo, esse papel é dos SUVs compactos que engoliram a categoria. Só que, um fato histórico aconteceu em janeiro: um carro elétrico, especificamente o Nissan Leaf, liderou a categoria.
Nos tempos áureos tínhamos Chevrolet Astra e Vectra, Nissan Tiida, Peugeot 307, Volkswagen Golf, Fiat Bravo e Hyundai i30 disputando a categoria. Hoje não existe sequer um hatch médio produzido no Brasil. O Chevrolet Cruze Sport6 é o mais próximo que temos, sendo feito na Argentina, mas seu futuro é bem nebuloso, já que morreu globalmente.
Em janeiro, com 80 unidades vendidas, o Nissan Leaf assumiu o posto de hatch médio mais vendido do Brasil. Isso coincide com uma ação da marca japonesa que reduziu momentaneamente o preço do modelo. O que surpreende é que em dezembro foram só 6 Leaf vendidos contra 68 do Cruze, agora o Chevrolet vendeu 25 unidades e o Nissan faturou 80 vendas.
A segunda colocação, tal qual no final de 2022, seguiu sendo segurada pelo Audi A3. O modelo oscila nas vendas, mas segue sólido em sua posição na categoria. Logo em seguida, outro elétrico, o BMW i3 que sobrevive à base de estoques. Seu irmão Série 1 teve apenas 5 emplacamentos em janeiro, segundo a Fenabrave e é seguido pelo Mercedes-Benz Classe A.
Hatches médios mais vendidos do Brasil em janeiro
1. Nissan Leaf – 80 unidades
2. Audi A3 – 32 unidades
3. Chevrolet Cruze Sport6 – 25 unidades
4. BMW i3 – 9 unidades
5. BMW Série 1 – 5 unidades
6. Mercedes-Benz Classe A – 2 unidades
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