Mercedes-Benz Classe X, Renault Alaskan e Dongfeng Riuqi 7 são três picapes derivadas diretamente da Nissan Frontier. Contudo, diferentemente do modelo da Nissan, que tem uma versão SUV, os outros três não possuem. Mas a Dongfeng não quis ficar de fora e criou o bizarro Palaso, que agora passa por sua primeira reestilização.
Diferentemente do Terra, o SUV da Nissan Frontier, o Dongfeng Palaso usa toda estrutura da picape para a mesma tarefa, o que tornou o estilo muito esquisito. Em geral, SUVs derivados de caminhonetes têm entre-eixos mais curtos e traseira reduzida para ficar em proporção mais harmônica. A Dongfeng, porém, decidiu ir por outro caminho,
Com aparência de carro funerário ou de picape com cobertura de caçamba de fibra de vidro, o Palaso tem o mesmo comprimento da Nissan Frontier. A Dongfeng cobriu o local da caçamba com metal e esticou o teto na região. Para não ficar (mais) esquisito, uma cobertura plástica foi adicionada na parte frontal do teto, elevando essa parte na altura da traseira.
Como se já não bastasse a esquisitice, a traseira tem local da placa instalado na tampa do porta-malas. Contudo, um recuo no para-choque, que serve como degrau, também poderia receber a placa de identificação. As lanternas, porém, são as mesmas da Frontier pré-reestilização.
A dianteira é bem diferente do modelo Nissan. O SUV da Dongfeng tem faróis retangulares com projetores e LEDs nos contornos. Eles são visualmente ligados à grade frontal por meio de um friso cromado. A grade, aliás, ocupa toda extensão da dianteira, indo até o fim do para-choque. Imagens internas não foram reveladas.
Diferentemente da Nissan Frontier, o Dongfeng Palaso usa motor a gasolina. Trata-se de um 2.0 quatro cilindros turbo de 228 cv. Aqui no Brasil, a Frontier tem motor 2.3 quatro cilindros biturbo diesel de 193 cv, mas há também uma versão de um turbo apenas com 163 cv. Vale ressaltar que o modelo da Dongfeng será vendido somente na China.
>>Nissan Frontier XE é old-school, com forte custo-benefício – Avaliação