Enquanto a Mitsubishi já anunciou a nova geração da L200 Triton, a Nissan tem parte de seus planos para a Frontier revelados. É sabido que a próxima geração da caminhonete da Nissan será baseada na Triton, mas o que ninguém esperava era por uma versão elétrica com autonomia estendida. Especificamente com o sistema e-Power do Kicks.
Segundo apuração da publicação australiana Which Car, Shunichi Inamijima, diretor de tecnologia elétrica da Aliança (Renault, Nissan e Mitsubishi). o sistema e-Power da marca japonesa já está em testes para modelos maiores. “A tecnologia é aplicável em SUVs grandes e veículos comerciais, então tecnicamente o desenvolvimento está seguindo”, revela.
“[O sistema e-Power] é aplicável em SUVs grandes como o Patrol ou algo do gênero, mas também em aplicações comerciais como vans e caminhonetes. Realmente depende das necessidades do consumidor e dos pedidos de mercado”. Quando questionado sobre uma Frontier e-Power, Inamijima disse que “estamos considerando a aplicação técnica para o e-Power ou totalmente elétrico”.
Basicamente o sistema e-Power da Nissan deve substituir os motores diesel em carros grandes, antecipa o executivo. A ideia é unir a praticidade de abastecer um carro a combustão com a força do elétrico, que é equivalente a de um motor a diesel. Além disso, esses sistemas costumam ser bem econômicos.
Na Nissan, os carros e-Power usam um motor a combustão somente como gerador de energia para um sistema elétrico. É o motor elétrico (ou motores) que movem o veículo, entregando torque instantâneo e baixo consumo de gasolina. Em geral, o motor a combustão é pequeno, até porque é só um gerador. Resta saber qual será usado na Frontier.
>>Nissan Sentra e-Power faz 25,5 km/l e deixar Corolla Hybrid para trás