Com o fortalecimento da aliança entre Mitsubishi e Nissan, as marcas japonesas passaram a trabalhar juntas em suas especialidades. A prova disso é que a próxima geração de Nissan Frontier e Mitsubishi L200 Triton nascerá unificada da mesma maneira que ocorreu com Volkswagen Amarok e Ford Ranger.
O lançamento da Mitsubishi L200 Triton será o primeiro, visto que a marca do diamante lidera o projeto e unidades da caminhonete média renovada já foram vistas nas ruas. Já a Nissan Frontier de nova geração ainda não circula em testes, contudo, de acordo com a revista australiana Drive, ela estreia em 2024. Se atrasar, chega no começo de 2025.
Segundo documentos no qual a publicação teve acesso, a produção da nova geração da Nissan Frontier, lá fora chamada de Navara, começará na Tailândia na metade de 2024. De lá, ela será exportada a diversos mercados, tendo como principal foco a Austrália, terra das caminhonetes médias.
Em relação ao projeto da nova Mitsubishi L200 Triton, a nova Frontier terá um espaço entre nove meses a um ano para ser lançada. Assim, a prima terá tempo de se estabelecer no mercado e, quando a Nissan chegar, ainda terá o frescor de novidade. Ambas usarão a mesma plataforma e motores, diminuindo custos de produção.
Impasse brasileiro
O que ainda não é definida é a estratégia para o Brasil. A Nissan Frontier é feita na Argentina, enquanto a Mitsubishi L200 Triton é produzida no nosso país, em Catalão. A grande questão é que a Mitsubishi no Brasil é representada pela HPE, enquanto Renault e Nissan são controladas pela matriz da Aliança.
Não há qualquer tipo de garantia de que a nova Mitsubishi L200 Triton seja feita por aqui por conta desse impasse. Contudo, ela pode eventualmente migrar para a fábrica da Argentina e ser feita ao lado da Frontier, que necessita trocar de geração para ver se as vendas sobem. Hoje ela é uma das lanternas do segmento, mesmo recentemente renovada.
>>Mitsubishi L200 Triton Sport merecia vender mais | Vídeo
>>L200 Triton Sport não merece estar onde está | Avaliação
>>Nissan Frontier ganha versão SL Warrior para off-road pesado