Quer queira, quer não, o segmento de caminhonetes gigantes é dominado por Ford F-150, RAM 1500 e Chevrolet Silverado. Dificilmente outras marcas tentam se aventurar nessa categoria, prova disso é que só Toyota e Nissan têm rivais para essa categoria. Ou melhor, tinham, no caso da fabricante da Frontier.
Segundo informações obtidas pelo Automotive News, essa é a última geração da Nissan Titan e quando o ciclo de vida da caminhonete chegar ao fim, a marca japonesa vai desistir do segmento. Ou seja, a partir de 2024 ou 2025, a única caminhonete que a Nissan terá no mundo será a Frontier.
Isso, é claro, se a Nissan não inventar de arranjar uma rival para a Fiat Toro, Hyundai Santa Cruz e Ford Maverick, como pensa a Toyota em fazer. Uma fonte ligada à marca informou ao site que “não há planos de engenharia rodando agora ou trabalhos para substituir ou aprimorar a Titan. Ela está morta”.
Contudo, Brian Brockman, porta-voz da Nissan EUA, onde a Titan é produzida e vendida, disse que ela “permanece na linha de picapes Nissan para a linha 2022 e além. A Titan é uma parte importante do showroom da Nissan”. É claro que uma marca não vai confirmar a morte de um modelo que ainda tem de dois a três anos de produção em diante.
Apenas para critério de comparação, a Nissan Titan vendeu 27.406 unidades em 2021 nos EUA contra 726.003 unidades da linha F da Ford, que tem maior volume concentrado na F-150. Ou seja, a Titan mal consegue 10% do volume da principal caminhonete do mercado. Assim, a Frontier será a única picape da Nissan no mundo após a morte da Titan em 2024 ou 2025.
A Toyota, por outro lado, não desistiu do segmento e recentemente renovou a Tundra e até adicionou uma versão híbrida. Vale lembrar que aqui no Brasil a única caminhonete grande oferecida é a RAM nas variantes 1500, 2500 e 3500. A Ford já confirmou a vinda da F-150, enquanto a Chevrolet está prestes a lançar a Silverado.
>>Chevrolet Silverado EV quebra tradições da picape que vem ao Brasil
>>Ford F-150 elétrica agora pode resgatar Teslas descarregados
>>Nissan Frontier ganha versão SUV que parece um carro funerário