O Toyota Corolla Cross, que está à venda no mercado japonês desde setembro de 2021, está prestes a receber atualizações importantes no país asiático. De acordo com a imprensa local, que teve acesso a informações internas, as mudanças serão focadas no sistema mecânico e no pacote tecnológico, incluindo telas e sistemas de assistência à condução. O lançamento da linha revisada está previsto para outubro e não deve demorar para chegar ao Brasil.
Começando pela parte mecânica, o conhecido motor 1.8 receberá melhorias e adotará o sistema híbrido de 5ª geração. A eficiência será otimizada graças a várias modificações técnicas, incluindo novas baterias de íon-lítio (mais potentes e leves) e um módulo de controle de potência redesenhado. Na prática, a potência combinada aumentará dos atuais 122 cv para aproximadamente 140 cv. Com isso, a promessa é melhorar o desempenho e reduzir o consumo.
Ainda em relação à parte mecânica, o motor tradicionalmente aspirado de 1.8 com 140 cv, oferecido em algumas versões, será descontinuado. Em seu lugar, a Toyota vai adotar o conhecido motor aspirado 2.0 oferecido no Corolla Cross vendido no Brasil e nos Estados Unidos. Nesse caso, a tração será apenas dianteira. Já na versão híbrida, a tração é integral, graças ao sistema E-Four.
Outra mudança estará no pacote de recursos de segurança e assistência chamado Toyota Safety Sense. Na prática, funcionalidades como alerta de saída de faixa, assistência à condução proativa, resposta anormal do motorista, entre outras, serão adicionadas.
Ainda em termos de tecnologia, a Toyota deve fazer mudanças no painel de instrumentos. Conforme relatado, o painel de instrumentos será parcialmente digital, com uma tela de 7 polegadas nas versões de entrada e totalmente digital, com uma tela de 12.3 polegadas, nas versões mais avançadas. Além disso, o sistema multimídia será atualizado e contará com telas de 8 ou 10,5 polegadas, dependendo da configuração.
Em termos de paleta de cores, a tonalidade bronze será descontinuada e um novo tom de cinza, que já utilizado em outros veículos da marca, será adicionado.
Aqui no Brasil, a Toyota já confirmou que vai investir R$ 61,8 milhões para renovar o Corolla Cross produzido em Sorocaba (SP). O SUV está sendo vendido no mercado nacional desde 2021 e espera-se que incorpore as atualizações do modelo internacional. Nesse sentido, tudo indica que o sistema híbrido receberá atualizações para entregar potência extra e a lista de equipamentos será mais extensa.
Outro equipamento que está presente no Corolla Cross japonês, e que seria muito bem-vindo no modelo brasileiro, é o freio de estacionamento eletrônico. Por aqui, a solução adotada de acionar o sistema no pé é um dos maiores pontos de reclamação do SUV.
Acha que essas mudanças vão ser feitas no modelo brasileiro? Qual outra novidade você queria ver no Corolla Cross? Deixe um comentário com sua opinião.
>> Novo Citroën Ami será vendido no Brasil
>> BYD Dolphin segue vendendo igual a pão quente no Brasil
>> Royal Enfield Hunter 350 atinge 200 mil vendas antes de chegar ao Brasil