Era da eletrificação chegou

Yamaha apresenta primeira scooter elétrica que será feita no Brasil

A nova Yamaha Neo’s chega ao mercado brasileiro em 2025, e será fabricada na planta da marca de Manaus (AM)

Yamaha Neo's [divulgação]
Yamaha Neo's [divulgação]

A Yamaha preparou uma noite repleta de lançamentos na última terça-feira (8). Em um evento realizado em São Paulo, a fabricante japonesa revelou oito novas motos, incluindo a renovação de alguns modelos consagrados. Todas essas motocicletas reveladas serão detalhadas aqui no Auto+, mas o primeiro modelo a ser destacado é a nova Yamaha Neo’s, primeira scooter elétrica da marca que será vendida e fabricada no Brasil.

Na realidade, trata-se da primeira scooter elétrica a ser feita em território brasileiro. A produção da Neo’s terá início em janeiro de 2025, e o modelo chegará às concessionárias Yamaha em fevereiro. O preço ainda não foi divulgado, mas ela roubou toda a atenção no evento.

Equipada com um motor elétrico sincronizado trifásico, montado na roda traseira, a Neo’s tem potência nominal de 3,1 cv (a 424 rpm), com potência máxima de 3,2 cv (a 400 rpm). O que chama a atenção é o torque de 13,7 kgfm, número equivalente a motos de 1.000 cilindradas.

Yamaha Neo's [divulgação]
Yamaha Neo’s [divulgação]

Baterias da Yamaha Neo’s

O que é interessante na scooter elétrica é que as baterias são removíveis. Cada uma delas tem capacidade de 23,2 ampere-hora (Ah), e podem ser recarregadas em tomadas comuns, dispensando a necessidade de uma infraestrutura para o carregamento. Segundo a marca, as baterias podem ser carregadas de 0 a 100% em nove horas, mas para fazer a recarga de 20 a 80% é preciso cinco horas.

A autonomia ainda não foi divulgada, mas a Yamaha Neo’s tem vida útil das baterias de três anos, ou 25 mil quilômetros. Por serem removíveis, a troca é fácil, mas resta saber quanto custará cada unidade da bateria, para sabermos como será o processo de substituição daqui há alguns anos.

Baterias da Yamaha Neo's [divulgação]
Baterias da Yamaha Neo’s [divulgação]

Há dois modos de pilotagem, que são selecionados na manopla direita. O Standard entrega mais performance, enquanto o Eco procura preservar a carga da bateria. As informações sobre a bateria são exibidas no painel da moto. Quando ela está muito quente, aparece a mensagem Hot. Se estiverem frias, há o indicativo Cold. E quando estiverem perto do fim da vida útil, a mensagem Old será exibida.

Equipamentos

A Yamaha Neo’s tem faróis full LED, freio a disco na dianteira e tambor na traseira, painel de instrumentos digital monocromático, tomada 12V, gancho para sacolas e um porta-objetos com capacidade para levar um capacete aberto. 

Yamaha Neo's [divulgação]
Yamaha Neo’s [divulgação]

Há ainda o Yamaha Motorcycle Connect, ou Y-Connect. Ele permite o emparelhamento via Bluetooth com o smartphone, e mostra se há ligações ou mensagens diretamente no painel da scooter. No aplicativo para smartphones, é possível ver o status da bateria, onde a moto foi estacionada da última vez e acompanhar o registro diário e mensal de consumo, que nesse caso é apenas o da bateria.

Suspensão e pneus

A suspensão dianteira utiliza um garfo telescópico de 90 mm de curso, enquanto que na traseira é um braço oscilante de 84 mm de curso. Já os pneus não utilizam câmara, e são aro 13 nas duas rodas. Na frente, a medida é 110/70, enquanto na traseira é de 130/70.

Yamaha Neo's [divulgação]
Yamaha Neo’s [divulgação]

Cores

A scooter elétrica da Yamaha será vendida nas cores e-Blue (azul fosco), e-Black (preto metálico) e e-White (branco metálico), sempre combinadas com as rodas pretas. Como dito anteriormente, o preço não foi divulgado, mas será revelado perto do lançamento da scooter.

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