.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Custa menos de R$ 20.000

Primeira scooter híbrida do Brasil já está à venda

A Yamaha Fluo 125 é a primeira scooter com tecnologia híbrida leve disponível no mercado brasileiro, com preço sugerido de R$ 16.690

Yamaha Fluo 125 Hybrid de frente andando na pista
Yamaha Fluo 125 Hybrid [Foto: Divulgação]

A hibridização está se tornando cada vez mais comum nos carros de passeio, mas agora chega também ao segmento de motocicletas com a estreia da Yamaha Fluo 125 Hybrid 2026. Este é o primeiro modelo eletrificado do Brasil, tanto entre scooters quanto entre todas as categorias de motos.

A versão híbrida tem preço sugerido de R$ 16.690, representando um acréscimo de R$ 1.400 em relação à configuração Connected, vendida por R$ 15.290 sem eletrificação. Aliás, é válido reforçar que a Fluo ABS 2025 segue disponível para compra enquanto durarem os estoques.

O sistema híbrido da Yamaha Fluo 125 Hybrid utiliza um motor-gerador no lugar do alternador, que recupera energia durante as frenagens e oferece suporte adicional em arrancadas, retomadas e acelerações. No entanto, a scooter não roda exclusivamente com eletricidade, já que o motor elétrico não move diretamente as rodas e a bateria é pequena.

O sistema híbrido da Yamaha Fluo 125

Segundo o fabricante, o propulsor elétrico atua por até três segundos continuamente, porém números específicos de potência e torque do motor elétrico não foram divulgados. O motor principal é um monocilíndrico 125 cm³ com injeção eletrônica a gasolina, que entrega 8,3 cv a 7.000 rpm e 1 kgfm a 5.000 rpm, acoplado a um câmbio continuamente variável (CVT).

Embora os dados de consumo ainda não tenham sido revelados, a Yamaha afirma que a versão híbrida é 12% mais eficiente do que a Fluo 125 convencional. Além disso, o modelo reduz as emissões de poluentes, contribuindo para um menor impacto ambiental.

Yamaha Fluo 125 Hybrid de traseira andando na pista
Yamaha Fluo 125 Hybrid [Foto: Divulgação]

A Yamaha Fluo 125 Hybrid é equipada com suspensão dianteira telescópica de 90 mm de curso e traseira com 88 mm. As rodas de 12 polegadas utilizam pneus sem câmara, enquanto o sistema de freios é composto por disco com ABS na dianteira e tambor na traseira.

Itens de série

Entre os equipamentos de série, há faróis de LED, sistema start-stop, que desliga o motor em paradas curtas, como semáforos, entrada USB-A para recarga de dispositivos móveis e sistema Y-Connect, um aplicativo para smartphone que fornece informações como consumo de combustível, localização, nível da bateria e status do óleo.

O porta-objetos da scooter tem 25 litros de capacidade e comporta um capacete grande fechado. Com esses atributos, a Yamaha Fluo 125 Hybrid 2026 marca um passo importante para a eletrificação no mercado de motocicletas no Brasil.

Você teria uma scooter híbrida? Escreva a sua opinião nos comentários!