Dado alarmante

Mais da metade dos donos de moto não são habilitados

Segundo estudo, mais da metade dos donos de motos no Brasil não possuem a CNH A, que é necessário para conduzir esses modelos

Honda Biz 2025 [divulgação]
Honda Biz 2025 [divulgação]

A frota das motos não para de crescer no Brasil, já representando 41% da frota em circulação no país. Entretanto, um outro dado é ainda mais alarmante: a maioria dos proprietários de motocicletas não são habilitados no país, não tendo a CNH na categoria A, que é a necessária para conduzir os veículos de maneira legal.

Esses dados foram obtidos por meio do estudo realizado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), e compartilhado pelos colegas da Autoesporte. De acordo com o levantamento, atualmente existem 34,2 milhões de proprietários de motos no Brasil. Desse total, 17,5 milhões não possuem habilitação na categoria A.

Isso significa que 53,8% dos donos de motocicletas não são habilitados no país, portanto, a maioria deles não contam com a CNH exigida. Outro dado apontado é que 80% dos proprietários de motos são homens, sendo que a maioria tem entre 40 e 49 anos, enquanto a segunda maior faixa etária está entre 50 e 59 anos.

Yamaha Ténéré 700 [divulgação]
Yamaha Ténéré 700 [divulgação]

Crescimento da frota de motos

Se nos anos 2000 as motos correspondiam a 23% da frota, hoje este número é de 41%, como mencionado anteriormente. O menor preço das motocicletas e a manutenção mais simples são alguns dos fatores que contribuíram para o crescimento.

No caso da falta de habilitação para os donos de motos, o estudo diz que boa parte da população não tem acesso à CNH, além do aumento dos serviços de aluguel de motos. Vale lembrar que para comprar uma motocicleta, não é exigido que se tenha a habilitação A. Para efetuar a compra, qualquer outra categoria pode ser utilizada. Porém, para conduzir os veículos, é necessário ser habilitado.

Shineray Storm 200 [Divulgação]

No caso dos serviços de aluguel, é provável que as motos sejam registradas em nomes de empresas, o que ajuda a explicar o número de proprietários sem habilitação. Porém, isso não justifica o número alto de proprietários sem CNH A, já que estes serviços correspondem somente a uma parcela da frota atual de motos.

O que achou deste estudo feito no Brasil? Deixe nos comentários a sua opinião.