Rivais unidas

Honda e Yamaha vão se unir em prol das motos elétricas

Eternas rivais no mundo das motos, Honda e Yamaha vão unir os seus esforços para facilitar a integração do sistema de baterias

Honda EM1 e: [divulgação]
Honda EM1 e: [divulgação]

Honda e Yamaha têm uma enorme rivalidade no mundo das motos, sendo que no Brasil as duas marcas são as mais vendidas há décadas. Entretanto, as duas empresas devem se unir no exterior pelo bem da popularização das motos elétricas, principalmente para criar um sistema unificado de baterias e carregadores.

Na realidade, a ideia inicial é que a Honda produza algumas scooters elétricas para a Yamaha no mercado japonês. Atualmente, a Honda tem os modelos EM1 e: e Benly e:, e eles devem compartilhar a tecnologia com a Yamaha. Dessa forma, a fabricante dos três diapasões passaria a ser mais uma equipada com a tecnologia Honda Mobile Power Pack e:.

Diferentemente do que acontece com os carros, no caso de motos e scooters elétricas, é comum que as baterias sejam destacáveis para facilitar o carregamento. O problema é que não existe, até o momento, um sistema universal de carregadores, o que faz com que cada marca crie o seu padrão e as baterias só funcionem com um carregador proprietário.

Honda EM1 e: [divulgação]
Honda EM1 e: [divulgação]

Trazendo para um exemplo do mundo da tecnologia, é algo parecido com o que acontecia com celulares Android e da Apple. Como a marca da maçã utilizava seu conector próprio até pouco tempo, não era possível utilizar um carregador de outra fabricante, a não ser que o cabo fosse mudado para um da Apple. Isso já foi alterado no iPhone, mas o exemplo ainda é válido.

União Honda e Yamaha

Para facilitar a vida dos proprietários das próximas gerações de motos elétricas, há projetos de modelos universais, que poderiam ser utilizados em modelos de qualquer fabricante e com um carregador também compatível e universal. Isso facilitaria as trocas e evitaria que os consumidores ficassem presos apenas aos modelos da marca de sua moto.

Bateria da Honda EM1 e: [divulgação]
Bateria da Honda EM1 e: [divulgação]

Por enquanto, a Honda e a Yamaha vão testar a parceria apenas no Japão. Entretanto, caso o compartilhamento de baterias dê certo por lá, isso pode favorecer a implementação do conceito em outros mercados. E com as duas compartilhando a tecnologia, isso vai facilitar a vida dos clientes, já que eles terão mais opções para trocar as baterias, pois Honda e Yamaha estarão com o mesmo ecossistema.

O que achou da união entre Yamaha e Honda? Deixe nos comentários a sua opinião.