Adeus motor 110

Honda Biz 2025 agora é só 125 cc e tem mudanças no design

Segunda motocicleta mais vendida da Honda, a Biz 2025 perdeu o motor de 110 cc e ganhou diversas outras novidades

Honda Biz 2025 [divulgação]
Honda Biz 2025 [divulgação]

A Honda Biz 2025 foi apresentada com boas novidades. Embora mantenha a sua essência de sempre, a moto recebeu mudanças relevantes para a nova linha, e que inclui o fim do motor de 110 cc na versão de entrada, agora disponível apenas na Pop. Dessa forma, as duas versões da Biz utilizam o propulsor de 125 cc, que também ganhou mudanças.

Segundo a Honda, por mais que o motor tenha 125 cc, ele é novo. A arquitetura é a mesma,  sendo monocilíndrico inclinado a 80º, arrefecido a ar e com comando simples acionado por corrente no cabeçote. Entretanto, há uma diferença no diâmetro e no curso do pistão. Com 63,12 mm, o curso do pistão foi alongado, enquanto o diâmetro foi reduzido em quase 3 mm. A potência é de 9,53 cv e 1,03 kgfm de torque.

A marca diz que essas mudanças visam proporcionar ao motor da Biz uma entrega mais linear de torque, para reduzir o consumo de combustível e deixar a resposta do acelerador mais adaptada ao ambiente urbano. A transmissão segue sendo a semiautomática (sem manete de embreagem) de quatro marchas e com sistema rotativo.

Honda Biz 2025 [divulgação]
Honda Biz 2025 [divulgação]

Mudanças visuais da Honda Biz 2025

Em termos visuais, a Honda Biz 2025 ganhou luzes de posição em LED na versão EX, topo de linha. O escudo frontal recebeu novos porta-objetos, capaz de suportar uma garrafa de 500 ml, um celular ou outros objetos. Há um gancho escamoteável para bolsas e sacolas, e uma tomada USB-C com tampa de proteção.

Novas rodas de liga leve foram adicionadas ao modelo EX, enquanto a ES segue sendo equipada com rodas raiadas. O banco continua tendo um porta-capacetes abaixo dele, mas agora o compartimento pode ser aberto com apenas uma das mãos.

Honda Biz 2025 [divulgação]
Honda Biz 2025 [divulgação]

Equipamentos

De série, as duas versões contam com painel de instrumentos digital, suspensão dianteira por garfo telescópico de 100 mm de curso e braço oscilante de 86 mm de curso na traseira, freios combinados, e transmissão semiautomática.

Na versão EX, o freio dianteiro é a disco, enquanto a ES utiliza tambor nas duas rodas. A versão topo de linha tem painel de instrumentos tipo blackout e utiliza motor flex, enquanto na ES o propulsor só é movido a gasolina. As duas versões não têm mais pedal de freio para a traseira. Em vez disso, foi adicionado um manete, como nas scooters.

Honda Biz 2025 [divulgação]
Honda Biz 2025 [divulgação]

Preços e cores

A versão ES está disponível nas cores Preto, Branco e Vermelho, enquanto a EX pode ser comprada em Azul Metálico, Branco Perolizado e Vermelho. Confira os valores a seguir da Honda Biz 2025, com base em São Paulo (SP) e sem seguro e frete.

ES: R$ 12 mil
EX: R$ 14.970 

O que achou da nova Honda Biz 2025? Deixe nos comentários a sua opinião.