A eletrificação entrou com os dois pés na porta dos carros e das motocicletas, e a Honda aproveitou o EICMA (de 7 a 10 de novembro), na Itália, o maior salão de motos do mundo, para mostrar dois modelos elétricos e totalmente livres da emissão de poluentes na atmosfera.
A expectativa é de que as motos elétricas EV Fun e EV Urban entrem em produção nos próximos anos, com o objetivo do fabricante de atingir a neutralidade de carbono de toda a gama de motocicletas até a década de 2040 e de toda a empresa até 2050.
Com um nome sugestivo, a motocicleta EV Fun Concept marca a entrada da Honda no segmento de modelos esportivos elétricos. Uma naked com bateria fixa, projetada para transmitir o desempenho de um modelo de médio porte a combustão interna. A versão de produção está prevista para chegar ao mercado no próximo ano.
Com um visual saído de filmes de ficção científica, a EV Fun apresenta um design totalmente fora do convencional, com painéis geométricos e destaque para o estilo do farol e da lanterna.
Embora seja uma versão conceitual, os componentes de freios e suspensões da EV Fun (diversão, em tradução livre do inglês) sugerem que estão em fase final e prontos para ganhar as linhas de produção e as ruas.
Sem maiores detalhes técnicos revelados, a marca confirmou que a EV Fun terá um alcance puramente elétrico de até 100 quilômetros, suportando o carregamento rápido CCS2.
Por outro lado, a EV Urban foca na mobilidade elétrica limpa e é projetada para ser uma Maxi Scooter. Embora ainda na fase conceitual e sem detalhes revelados, o modelo terá a bateria posicionada acima do estribo, o que permite ao condutor descansar os pés nos pedais, como nas motocicletas convencionais, ao invés de utilizar um assoalho, como nas scooters.
O que você achou das duas novas motocicletas da Honda? Acredita que motos elétricas são o futuro da mobilidade rápida? Escreva sua opinião nos comentários!