Vendas e Preços

Mitsubishi: diminuirá operação global e focará em emergentes

Plano “pequeno, mas belo” da Mitsubishi pretende reduzir custos e abrangência para voltar a lucrar e crescer

Mitsubishi Eclipse Cross
Mitsubishi Eclipse Cross [divulgação]

A Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi passará por um momento importantíssimo nos próximos anos. As três marcas (e suas subsidiárias) vão se reestruturar para encaixar na nova lógica do grupo. E a marca que passará pelas mudanças mais drásticas será a marca japonesa.

Chamado de “pequeno, mas belo”, o plano de reestruturação da Mitsubishi compreende o fechamento de fábricas, reestruturação das operações, encerramento de atividades em alguns países e a renovação total de seu portfólio de modelos.

Adeus ao ícone Pajero

Talvez a baixa mais significativa da marca dos três diamantes seja a aposentadoria do Pajero Full. Fabricado somente no Japão, o parrudo SUV deixará as linhas de montagem em Gifu em 2021, marcando o início do fim da planta japonesa, que fechará as portas em 2023.

Pajero
Mitsubishi Pajero Full [divulgação]
Atualmente a fábrica japonesa de Gifu produz também a minivan Delica D:5 e o SUV médio Outlander, que serão transferidos para outras localidades dentro do Japão. Já o Pajero Full, um dos modelos mais emblemáticos da Mitsubishi deixará o mercado sem sucessor.

Novo foco global

Nessa nova fase da Mitsubishi, o foco será concentrado na Ásia, seu maior mercado. Já o segundo pilar da marca será Oceania, Sudeste Asiático, Oriente Médio e América do Sul. É bastante provável que o Brasil ganhe protagonismo nesse momento, especialmente por ter fábrica local.

Na China a Mitsubishi terá novos parceiros para se estabelecer, enquanto no Japão haverá reestruturação de concessionárias. Na América do Norte haverá redução de custos e de portfólio, enquanto na Europa a Mitsubishi cancelou a introdução de novos carros e poderá, muito em breve, deixar o continente de vez.

Eletrificação e expansão

Tal qual aconteceu com Renault e Nissan, a Mitsubishi vai entrar de cabeça no segmento de carros elétricos e eletrificados. O primeiro deles será o Eclipse Cross, que ganhará uma versão plug-in híbrida ainda em 2020, junto de sua primeira reestilização.

Pajero Sport
Mitsubishi Pajero Sport [divulgação]
O novo Outlander chega em 2021, mas sua versão plug-in híbrida só no ano seguinte. Na China haverá um SUV totalmente elétrico desenvolvido em parceria com a GAC, enquanto no Japão um kei-car elétrico está em desenvolvimento junto da Nissan para 2022.

Ainda em 2022 chega a nova geração da picape L200 Triton. Vale lembrar que ela foi reestilizada no ano passado na Ásia, mas só chegará renovada esse ano no Brasil. Nos planos, para 2023 estará pronta a nova geração do Pajero Sport, renovado no mês passado por aqui.

A reestilização da minivan Xpander e sua versão híbrida também chegam em 2023. A Mitsubishi também anunciou dois SUVs para além de 2023, revelando apenas a silhueta. O primeiro modelo parece de grande porte, maior até mesmo que o Outlander. Já o segundo tem porte compacto e pode ser a segunda geração do ASX/Outlander Sport.

>>Mitsubishi Eclipse Cross ganha duas séries especiais

>>Mitsubishi Pajero Sport 2021 chega com tecnologia extra

>>Mitsubishi lança Outlander Sport, que não substitui o ASX