Mesmo as caminhonetes, ávidas amantes do diesel, terão de sucumbir à eletrificação em algum momento. Prova disso é que a Ford já tem em desenvolvimento uma Ranger híbrida plug-in e a Toyota adiantou que a Hilux semi-híbrida chega em breve. Mas a Mitsubishi não quer ficar de fora dessa e já pensa em uma L200 Triton híbrida e elétrica.
Por enquanto os planos estão ainda bastante iniciais, mas Hiroshi, Nagaoka, chefe global de engenharia e estratégia de produto da Mitsubishi, confirmou à revista australiana Drive os planos: “estamos estudando ambos, elétrico e híbrido tradicional para o futuro”, ao se referir à nova Triton.
“Estamos em estágio avançado de engenharia e desenvolvimento para esses produtos. Só não decidimos ainda qual tecnologia devemos usar, mas estamos explorando. Com o híbrido tradicional, conseguimos usar o chassi atual. Então a curto prazo, isso parece uma solução melhor”, completa Nagaoka.
Ou seja, para a Mitsubishi L200 Triton híbrida, é mais provável que um sistema híbrido tradicional seja usado para reduzir custos de desenvolvimento e facilitar a vida do consumidor. Esse tipo de híbrido recarrega sozinho e não exige baterias de grande porte. É exatamente o sistema usado pelo Toyota Corolla e pelo GWM Haval H6 HEV.
Híbrida plug-in não, mas elétrica sim
A não opção pelo sistema híbrido plug-in é por conta do tamanho das baterias. O executivo afirmou que seria necessário reduzir o tanque de 75 litros e fazer modificações extensas no chassi para acomodar a parte a combustão e elétrica, além de baterias e tanque de gasolina. Na atual situação, a L200 Triton híbrida plug-in não é viável.
Só que o caso da L200 Triton elétrica é um pouco diferente, garante Nagaoka. “Se quisermos criar uma picape elétrica com a plataforma atual, não será o suficiente. Então se quisermos entregar um carro elétrico do futuro, precisamos modificar a base. Só que, mesmo nesse caso, queremos aproveitar algumas coisas da Triton, então precisamos modificar”.
O lançamento de pelo menos uma versão eletrificada da Mitsubishi L200 Triton não deve demorar. Kagaoka adiantou que “nossos competidores também estão fazendo isso [eletrificando picapes]. Por isso, definitivamente precisamos considerar isso. Tenho esperança de que não ficaremos para trás, ao menos para pegar eles ou chegar à frente”.
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