Os próximos dois anos serão importantíssimos para a Mini. A marca britânica controlada pela BMW fará uma completa renovação de seu portfólio de modelos, lançando dois modelos inéditos e renovando seus dois principais produtos, o Countryman e o Cooper.
Em setembro deste ano, a Mini revelará a terceira geração do SUV Countryma e a quarta do hatch Cooper (formalmente conhecido como Mini Hatch, mas que todos chamam de Mini Cooper). Ambos serão vendidos em versões a combustão e totalmente elétrica, mas cada um seguirá um rumo bem diferente.
O Countryman crescerá mais de 10 cm na nova geração, passando de 4,40 m de comprimento. Isso fará com que o modelo se torne um dos maiores SUVs compactos à venda no mercado. Hoje esse posto, entre os modelos de luxo, pertence ao Volvo XC40 com seus 4,44 m de comprimento.
A ideia da Mini é reconquistar o território perdido em mercados como EUA e China que prezam por carros maiores. Em contrapartida, o Mini Cooper ficará menor. A ideia da marca é brigar com mais afinco com o Fiat 500 e descartar a mal sucedida versão quatro portas. O capô ficará mais curto, mas o interior permanecerá com medidas semelhantes ao atual.
O Countryman usará a base modular FAAR da BMW que hoje é empregada em Série 1, Série 2 Active Tourer, X1 e no futuro X2 de segunda geração. Já o Cooper terá uma nova base desenvolvida em parceria com a GWM. Ambos contarão com versões totalmente elétricas, 1.5 três cilindros turbo e 2.0 quatro cilindros turbo. A versão JCW passará a ser elétrica.
Andar de cima
Outra adição ao portfólio da Mini será o novo SUV Aceman. Ao contrário do Countryman, que terá duas opções de motorização, o novato nascerá totalmente elétrico. Ainda não ficou claro seu posicionamento na gama, podendo ser maior ou menor que o Countryman. O que é confirmado é que o modelo chegará em 2024.
O Mini Aceman compartilhará diversos elementos com um quatro modelo ainda não revelado pela marca britânica. Essa última adição será um hatch médio totalmente elétrico pensado para brigar com o Volkswagen Golf e com o Peugeot 308. Será a primeira vez que a Mini vai invadir o território da BMW, visto que brigará também com o Série 1.
>>Hyundai testa mini Creta: rival do Fiat Pulse ou novo HB20X?