A Índia tem se mostrado mestre em carros de sete lugares, mesmo no caso de modelos minúsculos. Prova disso, é que a Nissan trabalha em uma variante com dois assentos extras do SUV subcompacto Magnite, o mini Kicks. O problema é que o modelo tem apenas 4 metros de comprimento tal qual um Fiat Argo.
Segundo a revista Autocar, o Nissan Magnite de sete lugares será lançado muito em breve. Contudo, ao contrário do Hyundai Alcazar, que é a versão de sete lugares do Creta ou do Jeep Commander que deriva do Compass, o mini Kicks não terá sequer uma alteração estrutural para carregar mais pessoas.
A Nissan operará um milagre para colocar dois assentos extras no porta-malas do SUV subcompacto tal qual a Kia fez com o Sonet, concorrente direto do Magnite. O porta-malas de 336 litros já não é dos maiores e se tornará totalmente inutilizável com a adição de dois lugares a mais.
O porta-malas deverá levar somente crianças ou pessoas de verdadeira baixa estatura. Esse movimento da Nissan se deu pela desistência em criar uma minivan de sete lugares baseada na Renault Triber. A minivan do Kwid serviria de base para um modelo semelhante da Nissan. Contudo, projetos compartilhados entre as duas marcas por lá penderam ao fracasso.
Magnite no Brasil
Vale lembrar que a Nissan tem planos de lançar o Magnite no Brasil. O modelo tem plataforma modular CMF-A do Renault Kwid, mas deve migrar para a CMF-B por aqui e ganhar alguns centímetros a mais. A nova base servirá ao futuro SUV compacto da Renault e também será usada por modelos da Nissan no Brasil.
Como o Kicks tem 4,31 m de comprimento, o Magnite brasileiro deve ficar pouca coisa além dos 4 metros do modelo indiano. Seu objetivo é claro: servir de porta de entrada da Nissan do Brasil, oferecer um SUV abaixo de R$ 100 mil e brigar diretamente com Fiat Pulse e Volkswagen Nivus.
>>Fiat Pulse vs. VW Nivus: quem é o rei dos SUVs pequenos? | Comparativo
>>Renault prepara SUV rival para Fiat Pulse e VW Nivus que não é Sandero
>>Nissan Kicks Sense manual: sensatez e diversão andam juntas | Avaliação