O Microlino é um simpático modelo elétrico que claramente se inspirou no antigo Isetta (ou Romi-Isetta no Brasil), e que já é vendido em alguns países da Europa. A Micro, sua fabricante, apresentou uma nova versão no Salão de Paris deste ano que dispensa até o uso da CNH.
Acontece que na Europa existe a classe L6e de veículos, que enquadra quadrículos leves e que dispensam a necessidade de uma habilitação. É aí que surge o Microlino Lite, que é mais simples e tem para-choque preto. Além de ter sido simplificado, o microcarro é menos potente, podendo alcançar no máximo 45 km/h.
Com essas características, o Lite pode se enquadrar nesta classe específica de veículo para dispensar o uso da carteira de habilitação na Europa. Curiosamente, o Romi-Isetta brasileiro sofreu com um problema burocrático no começo de sua trajetória.
O pequenino foi o primeiro veículo fabricado no Brasil, mas a lei da época exigia que um carro só poderia ser classificado como automóvel se tivesse duas portas. Como o Romi-Isetta só tinha uma, ele estava fora da regulamentação, o que fez a DKW-Vemag Universal Perua (depois Vemaguet) ser o primeiro carro fabricado nacionalmente, ao menos de acordo com a lei.
Dessa forma, mesmo quase 70 anos depois, ainda é difícil saber se o Isetta original ou o Microlino são automóveis de fato ou quadrículos modificados. O que é inegável é que ambos são extremamente simpáticos e excelentes para rodar nas estreitas ruas europeias.
Microlino desmontável
Polêmicas à parte, o fato é que a Micro está trabalhando para que o seu pequeno modelo tenha diversas opções. Além do 2.0, que já é vendido, e do Lite, a marca apresentou no Salão de Paris o Microlino Spiaggina.
Por enquanto o carro é apenas um protótipo, mas a ideia é lançar uma versão de série com esse estilo. Seu diferencial é ter um teto de lona que pode ser removido, e ter um interior resistente à água e piso feito de madeira. Isso sem contar na pintura azul da carroceria que combina com os detalhes internos e com o centro da roda.
>> Novo Romi-Isetta 2021 será lançado em setembro
>> Futuro SUV da Citroën pode ser uma perua 7 lugares do novo C3
>> Jeep Avenger (mini Renegade) estreia cheio de peças de Peugeot | Salão de Paris 2022