Curiosidades

Mercedes-Benz SLS AMG: o asa de gaivota que já é um clássico

Pensado para homenagear o 300SL dos anos 1950, o Mercedes-Benz SLS AMG marcou a história da marca alemã

Mercedes-Benz SLS AMG [Maurício Garcia / Alma Automotiva]
Mercedes-Benz SLS AMG [Maurício Garcia / Alma Automotiva]

Antes de começar a ler este texto sobre o SLS AMG, coloque no Google o código W194. O que você vai encontrar é uma das maiores lendas do automobilismo mundial, pois o código faz referência ao carro que dá origem ao 300SL GullWing, um carro nascido das pistas em meados dos anos 1950 para que a Mercedes retomasse sua fama com as flechas de prata e seus feitos históricos nas pistas.

Além das vitórias, seu projeto com chassi tubular e grandes soleiras laterais levaram a adoção das portas com abertura para cima como solução prática para o carro, eternizando o modelo com o famoso apelido “Asa de Gaivota”.

Só por aí, já podemos imaginar a responsabilidade dos projetistas quando lhes propuseram um tributo ao 300SL, que é considerado um dos carros mais bonitos do mundo, sem falar em sua raridade.

Mercedes-Benz SLS AMG [Maurício Garcia / Alma Automotiva]
Mercedes-Benz SLS AMG [Maurício Garcia / Alma Automotiva]
A missão foi dada à AMG, que pela primeira vez foi responsável por 100% do projeto do carro, nascendo assim, uma obra de arte da engenharia e design, o SLS AMG. Foi lançado em 2009 no México, no mesmo circuito onde o modelo homenageado fez história nas pistas, a forma perfeita para referenciar a lenda de Le Mans.

O SLS AMG é um superesportivo que já nasce como um clássico, um carro de produção limitada que foi vendido entre 2009 e 2014. Ele tem personalidade forte, com capô longo, que abriga seu motor central, e uma grande boca central que faz referência perfeita ao 300SL.

Mercedes-Benz SLS AMG [Maurício Garcia / Alma Automotiva]
Mercedes-Benz SLS AMG [Maurício Garcia / Alma Automotiva]
Os respiros no capô e nas laterais já mostram que carro não veio para brincadeira, e as rodas de aro 19 na dianteira e aro 20 na traseira ornam com a perfeição do projeto. Após os 120 km/h, seu aerofólio toma posição para garantir mais estabilidade, dando um ar ainda mais agressivo a uma das estrelas mais brilhantes da história da Mercedes-Benz.

Nessa altura, você já deu uma boa olhada no SLS AMG. Confesso que o mais difícil foi parar de tirar fotos dele com as portas abertas. Mas é quando entramos e fechamos as portas que o sentimento de um superesportivo é ainda maior.

Mercedes-Benz SLS AMG [Maurício Garcia / Alma Automotiva]
Mercedes-Benz SLS AMG [Maurício Garcia / Alma Automotiva]
A posição de dirigir é daquelas que envolvem o motorista de forma única. O ar de esportividade se mistura com o requinte e excelência de um legítimo Mercedes-Benz. O console central lembra o de um caça supersônico, e é ali onde está o botão de Start. Quando acionado, seus ouvidos vão começar a entender para qual sensação o SLS foi projetado.

Uma vez ligado, o motor M159, um V8 aspirado de 6.3 litros, produz a maestria auditiva como manda a cartilha da AMG. O ronco mostra que seu sorriso será enorme ao chegar de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos. 

Mercedes-Benz SLS AMG [Maurício Garcia / Alma Automotiva]
Mercedes-Benz SLS AMG [Maurício Garcia / Alma Automotiva]
A tração traseira é alimentada pelos seus 571 cavalos e seus bravos 66,2 kgfm de torque, aliados a um câmbio de 7 marchas para tirar da inércia seus 1.620 kg de peso com comportamento agressivo. O SLS é visceral, feito por quem gosta de carros, para aqueles que não querem só mais um esportivo.

Quando lançado, o SLS AMG ganhou o título de carro com motor aspirado mais forte produzido em série no mundo. Um título justo para uma obra tão bem executada e com a missão de homenagear um carro tão lendário por seu estilo e performance. 

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