Se os SUVs estão na moda, é inteligente também aproveitar os grandes ícones e produzir versões menores deles. Prova disso é que a Ford fez do Bronco Sport o filhote do Bronco, enquanto o Renegade é praticamente um Wrangler em miniatura. Mas isso acontecerá mais uma vez, dessa vez com Mercedes-Benz e Classe G.
Segundo informações da Handelsblatt, a Mercedes-Benz já tem em desenvolvimento um novo SUV de porte médio compacto e que será inspirado no Classe G. Essa não é a primeira vez que a marca faz isso, visto que o GLK e depois o GLB trazem inspiração visual no irmão quadradão.
Só que, dessa vez, a relação será mais próxima. O GLK e o GLB sempre foram pensados como SUVs compactos urbanos, enquanto o novo modelo será feito para o off-road como o Classe G. Tal qual já acontece com Bronco Sport e Renegade, o novo Mercedes terá plataforma monobloco, ao contrário de Classe G, Wrangler e Bronco.
Especificamente a Mercedes-Benz usará a plataforma modular MMA pensada para carros a combustão e elétricos e que será a base para a próxima geração dos irmãos Classe A, CLA, GLA e GLB. O novo modelo chegará em 2026, em versões a combustão e totalmente elétrica, enquanto a base estreia em 2024.
O nome ainda não está definido, mas pode ser GLG para fazer relação direta ao Classe G. Outras possibilidades são GLX ou GLD. Como haverá unificação entre os modelos a combustão e elétricos da Mercedes-Benz, esse novo SUV não nascerá com versão elétrica com sigla EQ – especialmente se o combustão chamar GLG, já que o Classe G elétrico (que chega esse ano) se chama EQG.
>>Vendas do Bronco Sport podem fazer Ford matar SUV que já fez sucesso
>>Mercedes-Benz EQB é um elétrico tradicionalista até demais | Avaliação
>>BYD Tan vs Mercedes-Benz EQB: a briga dos SUVs elétricos | Comparativo