Destaque

Mercedes-Benz lançará o EQS no Brasil: agora só falta o Tesla Model S

Porsche Taycan, Audi RS e-tron GT e agora Mercedes-Benz EQS formam a trinca de sedãs elétricos no Brasil, mas falta o Tesla Model S

Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ [divulgação]
Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ [divulgação]

Dominado pelo Porsche Taycan no Brasil, o segmento de sedãs esportivos elétricos terá a inclusão do Mercedes-Benz EQS em julho. O modelo chegará em sua versão mais potente para peitar o Audi RS e-tron GT e o Porsche Taycan Turbo S. Mas agora ficou só faltando o pioneiro da categoria: Tesla Model S.

Para esse primeiro momento, a Mercedes-Benz decidiu chegar com os dois pés no peito. O EQS será importado na versão mais rápida e esportiva, a 53 AMG 4MATIC+. Ele é o primeiro modelo assinado pela AMG a ter motor elétrico, mas não será o único.  Todo acerto de chassi e performance foi feito pela divisão de esportivos e o motor tem cavalos a mais.

Ao todo são 658 cv e 96,9 kgfm de torque distribuídos pelas quatro rodas do EQS. Isso faz dele o Mercedes-Benz elétrico mais potente e rápido já feito na história. Segundo a marca, são precisos 3,8 segundos para atingir os 100 km/h, mas a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h para preservar as baterias.

Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ [divulgação]
Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ [divulgação]
Comparando aos seus principais concorrentes, o EQS AMG é meio segundo mais lento na aceleração até os 100 km/h em relação ao Audi RS e-tron GT e 1 segundo completo mais devagar que o Porsche Taycan Turbo S. mas é em autonomia que o Mercedes dá o troco.

Bateria e assinatura

Com suas baterias de 107,8 kWh, ele é capaz de rodar até 580 km com carga completa, enquanto o Taycan precisa ir para a tomada depois de 340 km e o e-tron GT para aos 472 km. Outro elemento diferencial é o painel formado por três telas de alta definição que formam uma superfície em T que faz parecer um telão gigantesco.

Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ [divulgação]
Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ [divulgação]
Lá na Europa, o EQS tem sistemas eletrônicos e de tecnologia que funcionam por meio de uma assinatura mensal. No Brasil, porém, a marca não detalhou quase serão os itens de série e que itens de tecnologia terão pagamento por mensalidade, ou até mesmo se esse tipo de sistema será adotado no nosso país. Apesar disso, a Mercedes-Benz pede R$ 1.350.900 por ele.

>>Mercedes-Benz Classe G elétrico tem modo “Pião da Casa Própria”

>>Porsche Taycan redefine tudo que você sabe sobre carros | Avaliação

>>Audi Q3 agora só com motor 2.0 e futuro nacional, parte de R$ 273.990