Destaque

EQA chega ao Brasil como mais barato SUV elétrico da Mercedes

Versão totalmente elétrica do Mercedes-Benz GLA, o novo EQA estreia em versão única por R$ 480.900 para brigar com o Volvo XC40

Mercedes-Benz EQA [divulgação]
Mercedes-Benz EQA [divulgação]

A família de modelos elétricos da Mercedes-Benz está se expandindo. A marca alemã apresentou de uma só vez os novos modelos elétricos EQA, EQB e EQE. O menor e mais barato de todos eles é o novo SUV compacto EQA, que sai por R$ 480.900 e quer concorrer com o Volvo XC40.

Baseado no GLA, o Mercedes-Benz EQA é equipado com um motor elétrico dianteiro de 190 cv e 39,2 kgfm de torque. Segundo a marca, chega aos 100 km/h em 8,6 segundos e pode rodar até 496 km com uma carga completa por conta das baterias de ion lítio de 66,5 kWh.

Para o Brasil, o Mercedes-Benz EQA será vendido somente na versão 250 com pacote AMG. Com isso, traz para-choques esportivos, rodas de liga-leve de 19 polegadas, volante e bancos esportivos com costuras vermelhas e interior com couro preto e suede. Não há opção de EQA sem pacote AMG no Brasil.

Mercedes-Benz EQA [divulgação]
Mercedes-Benz EQA [divulgação]
O modelo vem de série equipado com sistemas semiautônomos, como piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, sistema de manutenção em faixa com correção de volante, além de alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado e aviso de desembarque.

GLA elétrico

Visualmente é possível diferenciar um EQA de um GLA pelos detalhes. A verão elétrica tem grade frontal fechada com plástico preto e faróis com desenho diferente. Há uma barra luminosa conectando os dois faróis. Já na traseira, as lanternas conectadas chamam atenção, enquanto a placa saiu da tampa do porta-malas para o para-choque.

Mercedes-Benz EQA [divulgação]
Mercedes-Benz EQA [divulgação]
Por conta das baterias, o Mercedes-Benz EQA tem porta-malas de 340 litros, uma perda de 95 litros em relação ao GLA do qual ele deriva, mas as medidas externas seguem iguais. Ele conta com 4,46 m de comprimento, 1,61 m de altura e 2,02 m de largura.

De série, o EQA vem equipado com ar-condicionado digital de duas zonas, painel de instrumentos totalmente digital, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, chave presencial, carregador de celular por indução, teto solar panorâmico e faróis e lanternas full-LED.

>>Mercedes-Benz EQB estreia no Brasil para brigar com o BYD Tan

>>Rival de Tesla Model S, Mercedes-Benz EQE chega ao Brasil

>>Mercedes EQS é insano, mas não um AMG de verdade | Avaliação