Uma das promessas de campanha de Donald Trump para ser eleito como o atual presidente dos Estados Unidos era aplicar tarifas sobre os carros e produtos feitos no México e Canadá. Esses produtos feitos nos dois países e enviados aos Estados Unidos iriam ficar mais caros e agora que Trump tomou posse, a situação pode piorar.
Ele falou recentemente que iria rever o sistema comercial a fim de proteger seus trabalhadores e as famílias norte-americanas. Na prática, ele quer aumentar o valor da tarifa de carros que são fabricados no México e enviados para o território norte-americano. Desse modo, a Ford e a GM, por exemplo, terão de lidar com as consequências.
O que acontece é que ambas montadoras produzem carros no México e os enviam para os Estados Unidos. Com o Trump de volta, eles passariam a ficar mais caros para serem vendidos ao público, já que a tarifa deverá ser aplicada. Todos os modelos produzidos tanto no país mexicano quanto canadense deverão sofrer com uma tarifa de cerca de 25%.
Tarifa deverá ser cobrada logo mais
O novo presidente dos Estados Unidos ainda quer criar um programa que fiscalize e cobre as devidas tarifas impostas por ele. Além disso, ele convocará uma série de políticos, tudo a fim de entender os déficits que o país norte-americano já anotou e assim conseguir remediá-los. Ainda nesse sentido, ele deu a entender que pode fazer uma revisão dos acordos comerciais já existentes.
De acordo com o portal Bloomberg, Trump contou que a possível tarifa de 25% sobre carros e produtos feitos no México ou Canadá pode começar a valer a partir do dia 1° de fevereiro. O problema dessa história, segundo especialistas no assunto, é que com o aumento do valor de um determinado modelo, o público que o compra pagará mais caro por ele.
O que será que Donald Trump fará? Você acha que ele está certo sobre este tema? Conte nos comentários