No último ano, a Toyota Kirloskar Motor registrou uma fatia significativa de suas vendas em decorrência de produtos rebatizados, fruto do acordo de compartilhamento entre a Toyota e a Maruti Suzuki. Ou seja, essa estratégia representou quase metade das vendas totais do fabricante.
Entre 1º de maio de 2023 e 30 de abril de 2024, a Toyota somou 2.497.737 carros e SUVs na Índia, com 1.097.706 unidades exibindo o logotipo da Maruti Suzuki. Entre eles, o Glanza (baseado no Baleno), Urban Cruiser Taisor (criado a partir do Fronx), Rumion (da Ertiga) e Urban Cruiser Hyryder, que compartilha a base com o Grand Vitara.
Essa estratégia de rebranding não apenas diminui custos, mas permite um maior volume de produção, com investimentos mínimos em mudanças. A Toyota até tentou introduzir carros acessíveis como o Etios e o Etios Liva, porém, sem sucesso. No entanto, essa parceria não afetou as vendas dos modelos correspondentes da Maruti.
Além da Índia
A colaboração entre a Toyota e Suzuki vai além da Índia, com produtos Maruti Suzuki exportados para outros mercados e vendidos com outro emblema, como o Maruti Baleno oferecido como Toyota Starlet na África do Sul.
Os produtos rebrands da Toyota geralmente têm um pequeno aumento de preço em relação aos originais da Maruti Suzuki, mas a diferença varia dependendo do modelo. Apesar de alguns inconvenientes, como a retirada de alguns conteúdos.
Essa parceria estratégica continuará, com planos para mais produtos rebrands no futuro, incluindo o Grand Vitara e o Toyota Urban Cruiser Hyryder com três fileiras de bancos, além do SUV elétrico Maruti eVX com o emblema da marca japonesa.
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