Problemas para Musk?

Tesla faz sucesso, mas ainda não sabe como vender carros

Mesmo tendo o carro mais vendido no mundo em 2023, a Tesla tem sofrido com quedas nas vendas e não tem estratégia para reverter a situação

Tesla Model 3
Tesla Model 3 Performance 2024 [Divulgação]

A Tesla celebrou bastante o resultado extremamente positivo de vendas em 2023. Afinal, o Model Y foi o carro mais vendido no planeta no último ano. Só que o cenário tem sido bastante diferente neste ano, pois as vendas da marca caíram consideravelmente neste ano nos Estados Unidos. 

E este cenário acontece, segundo alguns funcionários, porque a Tesla ainda não aprendeu a como vender os seus carros. Embora faça bastante sucesso, a fabricante de Elon Musk ainda não se comporta como uma fabricante tradicional. E, na opinião de alguns funcionários, isso tem comprometido o desempenho nas vendas.

Além disso, a Tesla tem sofrido, juntamente com as demais fabricantes, com a queda no interesse por carros elétricos. Só que, com essa queda no interesse, seria importante a fabricante repensar seu modelo de negócios, que até aqui foi pautado em não realizar anúncios e ter vendas diretas ao consumidor.

Tesla Cybertruck [divulgação]
Tesla Cybertruck [divulgação]

Problemas para a Tesla

Por mais que haja concessionárias da Tesla, o foco das lojas é proporcionar o contato das pessoas com os carros. As vendas em si são online, mas nos últimos anos esse modelo de negócio começou a ser problemático para a fabricante. Afinal, sempre houve imensas filas de espera pelos carros da marca, mas em 2022 a produção começou a superar a entrega.

Por isso, alguns funcionários da montadora dizem que é preciso que a empresa adote um modelo mais tradicional de vendas, para tentar vender mais carros. E, por mais que a Cybertruck tenha sido lançada há pouco tempo, a Tesla carece de mais lançamentos, já que seus modelos já estão em linha há bastante tempo.

Tesla Model Y [divulgação]
Tesla Model Y [divulgação]

O problema é que a queda nas vendas não parece preocupar Elon Musk. Ele costuma minimizar a queda e a superprodução de carros, dizendo que sua fabricante segue sendo uma empresa de tecnologia e robótica. Musk também não deu nenhum prazo para o lançamento do suposto carro mais barato da Tesla, dizendo apenas que o modelo pode ser revelado em 2025.

Portanto, embora tenha tido bons números em 2023, a fabricante de Elon Musk precisa ficar atenta para as respostas do mercado. Afinal, de nada adianta oferecer produtos tecnológicos, se ninguém quiser comprá-los.

Acha que a Tesla vai seguir sendo uma marca relevante? Deixe nos comentários a sua opinião.