O ano de 2024 está sendo recheado de investimentos e a Stellantis anunciou mais uma novidade para o mercado brasileiro. O grupo automotivo investirá R$ 14 bilhões na planta de Betim, em Minas Gerais, para produzir motores híbridos que vão equipar seus carros eletrificados. Os lançamentos começam já no segundo semestre deste ano.
Segundo o presidente do grupo para América do Sul, Emanuele Cappellano, o polo automotivo de Betim está prestes a completar 48 anos de existência e agora vai receber mais essa ajuda financeira. Esses R$ 14 bilhões vão renovar a linha de produtos atuais, desenvolver novas tecnologias e gerar mais empregos. O anúncio do investimento foi realizado no último dia 20 e contou com a presença do governador do estado mineiro, Romeu Zema.
Nessa planta, são produzidos carros como os Fiat Mobi, Argo, Pulse, Fastback e os comerciais Fiorino e Peugeot Partner Rapid. Este novo investimento da Stellantis para o complexo industrial mineiro vai vigorar entre 2025 e 2030 e é o maior aporte financeiro que o local já recebeu. Vale lembrar que no começo do ano, o conglomerado anunciou que vai investir R$ 32 bilhões na América do Sul.
Lançamento está próximo
Esses R$ 32 bilhões, vão ser utilizados no lançamento de 40 modelos novos, 8 motores diferentes, desenvolvimento da tecnologia Bio-Hybrid e mais novidades. Segundo o grupo, a tecnologia híbrida a ser aplicada nos modelos produzidos por aqui, vai ser desde os híbridos-leves, híbrido convencional, híbrido plug-in e até um modelo elétrico. Uma questão levantada pelo portal Motor1.com é que o grupo desconversou sobre de onde virá o primeiro carro nacional híbrido da empresa.
Ou seja, ele pode tanto vir de Goiana, Pernambuco, como havia sido divulgado anteriormente, quanto de outra planta industrial. Por enquanto, os executivos da Stellantis fazem mistério sobre qual carro e de qual marca será o primeiro híbrido produzido no Brasil. Emanuele apenas foi categórico ao revelar que este modelo chegará durante o segundo semestre deste ano.
Recentemente, o grupo investiu R$ 454 milhões para importar o maquinário que era responsável por produzir os motores híbridos-leve dos modelos do conglomerado oferecidos internacionalmente. Agora, cabe ao público esperar para ver o que a Stellantis prepara para o público brasileiro até o final deste ano.
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