Em 2023, o mercado automotivo brasileiro foi surpreendido pela chegada de diversas montadoras novas e a Seres foi uma delas. Ela chegou por aqui trazendo dois SUVs, o compacto 3 e o médio 5, ambos elétricos. Contudo, as poucas vendas e repercussão dos seus veículos culminou em sua paralisação momentânea das operações em solo brasileiro.
Segundo apuração do portal Auto Esporte, a montadora chinesa está fazendo uma reestruturação interna, só que por tempo indeterminado. De acordo com números revelados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico, ABVE, a marca obteve até agora apenas oito carros vendidos nos mais de seis meses de 2024. Cinco deles eram do Seres 3 e outros três do Seres 5.
Eles chegavam ao Brasil importados de Xangai e inicialmente eram vendidos apenas pela internet, tal como a Tesla pratica internacionalmente. Contudo, já no ano passado, os executivos da Seres abriram uma concessionária no bairro de Jardins, em São Paulo e em fevereiro deste ano, a região de São Conrado, no Rio de Janeiro, abrigava o segundo showroom.
Chegou peitando Peugeot e-2008
A equipe jornalística tentou entrar em contato com as equipes das duas revendas e não obtiveram retorno. No site oficial da fabricante, os dois SUVs ainda podem ser comprados pelo público brasileiro. O 3 é um SUV com pegada mais compacta, pois mede 4,38 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,65 m de altura e o entre-eixos é de 2,65 m. Para efeito de comparação, um dos seus rivais diretos é o Peugeot e-2008.
O modelo francês é menor em todas as medidas se visto ao lado do chinês. O Seres 3 é ofertado por R$ 199.990 e tem um motor elétrico instalado no eixo dianteiro de 163 cv e 30,6 kgfm de torque. Ele também pode ser escolhido em uma versão blindada, só que o site orienta o cliente a contatar diretamente a montadora. Suas baterias são de íon de lítio e possuem 53 kWh de capacidade.
Pelo Inmetro, a autonomia é de 206 km. Se ele for recarregado em tomada de corrente contínua de 50 kW, precisa de 38 minutos para ir de 20% até 80%. Agora, se você procura por potência e um estilo diferente, pode conhecer o Seres 5. Este já tem uma pegada mais de médio para grande, já que possui 4,71 m de comprimento.
O modelo maior vem com dois motores elétricos que rendem 585 cv e 95,8 kgfm. Suas baterias também são de íon de lítio e possuem 90 kWh de capacidade. A autonomia em ciclo brasileiro é de 380 km e se ele for recarregado em tomada de corrente contínua de 70 kW, precisa de 36 minutos para ir de 20% até 90%. Seu preço é de R$ 394 mil e ele também pode ser comprado em uma variante blindada.
Você conhecia a Seres? Teria ou tem algum desses dois SUVs? Conte nos comentários