Mesmo com os carros elétricos se popularizando, o secretário de desenvolvimento econômico do estado de São Paulo, Jorge Lima, afirmou que a criação de uma política pública para estimular a massificação dos veículos elétricos não está nos planos do governo estadual.
A declaração foi dada durante uma entrevista em sua participação no South By Southwest (SXSW), o maior festival de inovação e tecnologia do mundo, realizado em Austin, nos Estados Unidos, para o site Automotive Business. Lima destacou que o foco do estado está nos biocombustíveis, como biodiesel e etanol.
Lima argumentou que a mobilidade elétrica pode sobrecarregar a rede elétrica e comprometer a oferta de eletricidade ao consumidor. No entanto, essa afirmação é considerada radical por especialistas, uma vez que o aumento da presença dos veículos elétricos no país é gradual e seria possível elevar a oferta de energia de forma progressiva, mesmo com políticas de incentivo.
Carros elétricos sobrecarregam a rede?
Além disso, as operadoras do setor energético garantem que o sistema elétrico brasileiro está preparado para absorver o crescimento da demanda por energia com a expansão da frota de carros elétricos. O Brasil já possui uma matriz energética limpa e tem planos para aumentar a geração de energia.
O secretário ressaltou a falta de infraestrutura para abastecer um grande número de veículos elétricos em um mesmo condomínio como um dos motivos para a não adoção de políticas públicas nesse sentido. No entanto, é importante considerar que existem soluções possíveis para esse desafio, como a instalação de pontos de recarga em locais estratégicos e o uso de baterias para armazenar energia.
No ano passado, o governo do estado de São Paulo vetou um projeto de lei que visava reduzir a alíquota do IPVA para veículos elétricos. No entanto, no mesmo dia do veto, foi proposto na Assembleia Legislativa a isenção do tributo para veículos híbridos.
A participação do governo do estado de São Paulo no SXSW tem como objetivo dar visibilidade e atrair investimentos para o estado. Durante o festival, estão sendo debatidos os novos horizontes e as mudanças tecnológicas, como as transformações impostas pelo avanço da inteligência artificial e as mudanças na mobilidade com a expansão dos veículos elétricos.
Você concorda com a fala do secretário em relação aos carros elétricos? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> 5 SUVs para comprar por até R$ 150 mil
>> Hyundai faz promoção e Creta fica R$ 10 mil mais barato
>> Qual o melhor modelo para ser seu primeiro carro?