Um estudo estatístico da Mobiauto analisou os modelos mais anunciados e acessados na plataforma. Essa pesquisa cruzou dados de anúncios e acessos de cada SUV seminovo (2023, 2022 e 2021) nos primeiros cinco meses de 2024.
De acordo com o levantamento, o Nissan Kicks, ano 2022, é o campeão de volume de anúncios, com 6,46% de todas as ofertas desse segmento. Vale destacar que essa amostragem só leva em consideração veículos com até três anos de uso e desconsidera modelos que tenham menos de 0,01% do volume de classificados.
Em seguida, aparecem o Citroën Cactus 2022 (2,88% dos anúncios) e o Peugeot 2008 do mesmo ano (2,73%).
Quais são os mais procurados?
Os modelos de SUVs que despertam maior interesse dos consumidores compõem um cenário distinto na lista dos dez mais relevantes, embora os “campeões” sejam praticamente os mesmos.
O Nissan Kicks 2022 mantém a liderança, com quase 1,64% dos acessos, mas traz o SUV Jeep Renegade 2021 na vice-liderança (1,52% dos cliques) e o Citroën Cactus 2022 na terceira posição (1,34%).
No entanto, quando se somam os percentuais de anúncios do Toyota SW4, o SUV seminovo mais fácil de revender, RAV4 e Corolla Cross, nos três anos-modelos que integram a pesquisa, atinge-se um total de somente 0,02% dos anúncios, mas a soma de percentuais de cliques sobre esses três modelos aponta para 0,49%.
Ou seja, para quem está vendendo, o número de concorrentes é baixo e a procura por esses carros é alta. Em outras palavras, os modelos da marca tendem a ser mais fáceis de serem vendidos, esclarece o economista Sant Clair Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto.
“No caso do campeão do ranking, o Toyota SW4, inclusive, observe que ele possui uma relação entre anúncios e acessos que é 31 vezes maior. Na prática, tem muita gente querendo comprar SW4 e pouca gente vendendo”, observa Castro Jr.
Veja os dez modelos de SUVs que tiveram as relações mais favoráveis em número de acessos versus volume de classificados.
Você tem ou compraria um SUV? Escreva a sua opinião nos comentários!