O Porsche Panamera passou por uma renovação bastante profunda no começo deste ano. Tão grande que foi até chamada de uma nova geração pela fabricante. Esse era um indício de que o modelo ainda vai durar bastante tempo, em especial com o motor a combustão. E outros indícios foram dados pela marca recentemente.
Durante uma entrevista dada à Autocar, o chefe de pesquisa e desenvolvimento da Porsche confirmou que haverá um Panamera elétrico. Além disso, ele declarou que a marca vai repetir a estratégia pensada para o Cayenne, mantendo os modelos elétricos e a combustão juntos por alguns anos.
Por enquanto, não há uma data prevista para o lançamento do Porsche Panamera elétrico. Entretanto, além de não matar a versão a combustão, ao menos por enquanto, o sedã a baterias não vai tirar o Taycan de linha, já que deve ser posicionado acima dele.
Estratégia de eletrificação da Porsche
Nos últimos meses, algumas marcas voltaram atrás em suas estratégias de eletrificação, principalmente com a queda das vendas dos elétricos no mercado europeu. A Porsche, no entanto, sempre manteve o desenvolvimento de sua a linha a combustão, principalmente por ser uma das empresas por trás do desenvolvimento do combustível sintético.
O 911 não tem previsão de ter uma versão elétrica, embora um modelo híbrido tenha sido lançado neste ano. O Macan ganhou uma geração nova totalmente elétrica, mas vai conviver por algum tempo com o modelo a combustão. O Cayenne elétrico também convive com sua versão movida por eletricidade.
No caso da dupla 718 Boxster e 718 Cayman, os dois modelos não são mais vendidos na Europa, mas seguem à venda em outros mercados. Entretanto, uma nova geração do esportivo será lançada em 2025, e somente com motores elétricos.
Porém, a Porsche está determinada a ter mais modelos elétricos. Nos próximos anos, a empresa deve ter um SUV grande de sete lugares e sem versão a combustão. O Panamera, como já dito antes, também está na fila para ter sua versão elétrica. Resta saber por quanto tempo a Porsche vai manter seus motores a combustão ainda, mas ao menos até o final da década, eles devem continuar.
Você acha que a estratégia da Porsche vai dar certo? Deixe nos comentários a sua opinião.