Uma das notícias que surpreendeu o público no começo de 2024 foi a separação em partes entre a CAOA e a Hyundai. Agora, a marca sul-coreana terá mais liberdade e poderá importar seus modelos internacionais para o Brasil e a empresa brasileira também sairá lucrando, só que de uma outra forma. Mas, qual o motivo de algumas das lojas CAOA não venderem até agora a linha Creta ou a do HB20? Será que isso vai mudar?
O contrato entre as marcas previa que as lojas da montadora sul-coreana vendem seus carros produzidos no Brasil. Já as concessionárias da CAOA venderiam os modelos produzidos em Anápolis, Goiás, e também os importados da Hyundai. Só que, vale lembrar, haviam lojas CAOA vendendo somente HB20 e Creta, mas não os outros modelos, o que causava confusão. Mas, visando ter mais autonomia no país e crescer ainda mais em vendas, a fabricante dona do Ioniq conseguiu encontrar um termo benéfico para ambas empresas e agora, as lojas dela vão vender os modelos com fabricação em Piracicaba, no interior de São Paulo e também seus novos automóveis importados.
Assim, as concessionárias da CAOA, que antes só vendiam os modelos importados e de Anápolis vão vender também os feitos em Piracicaba. O mesmo vale para concessionárias que antes só vendiam Creta e HB20, o que incluía algumas CAOA. O contrato atualizado prevê a unificação dessas lojas. Todavia, a CAOA continuará com participação maior no volume maior de vendas, segundo expectativa dos executivos. Além disso, os veículos importados e comercializados nas concessionárias Hyundai terão uma participação financeira enviada aos bancos da CAOA.
Público sairá ganhando novidades
Além dessa novidade nas lojas das marcas, a fábrica localizada no Centro-Oeste brasileiro será responsável por produzir novos carros da fabricante sul-coreana. Ela também cuidará da fabricação de mais peças automotivas. A expectativa é que um terceiro turno seja iniciado em breve e o número de funcionários cresça dos atuais 3,2 mil para mais de 4 mil. O público brasileiro pode esperar por novos modelos híbridos.
Com esses novos termos no contrato entre a CAOA e Hyundai, as empresas esperam lucrar até R$ 1 bilhão, com a união das concessionárias e as vendas de modelos novos e da linha Creta e HB20. Outra novidade é que elas farão parcerias com mais fornecedores de peças, o que resultará em uma diminuição dos custos desses componentes, segundo divulgado pela equipe do portal UOL.
Quais serão as próximas novidades dessas marcas? Tem um HB20 ou Creta na sua garagem? Conte nos comentários
>>VW pode ressuscitar o up! para brigar com o BYD Dolphin Mini
>>Sandero vs Kardian: o que o novo SUV da Renault herdou?
>>CAOA vai leiloar o último Hyundai Tucson fabricado no mundo