Em maio de 2022, a planta da Chery de Jacareí no interior de São Paulo teve sua produção encerrada. Desde então, segue com as portas fechadas. Contudo, a Omoda e Jaecoo querem dar uma nova função para o espaço e logo mais começarão a produzir seus carros por aqui. As negociações já estão bem avançadas.
O que acontece é que as negociações entre a Chery e a Omoda e Jaecoo estão quase finalizadas e logo mais as marcas chinesas terão mais uma fábrica para produzir seus modelos. O diretor das montadoras, Alex Wang, revelou que as conversas com o conglomerado CAOA estão próximas de serem finalizadas. Segundo ele, é praticamente certeza que a planta industrial de Jacareí produzirá os futuros Omoda e Jaecoo por aqui.
Todavia, Alex não esclareceu se o espaço industrial voltará a ter comando da Chery ou se o local funcionará como a planta de Anápolis, em Goiás. Este último local é onde a CAOA e a Hyundai possuem um acordo e dividem a produção de seus carros. Para o país tropical, a ideia inicial da Omoda e Jaecoo é começar a fabricação com o 5, um SUV cupê eletrificado que chegará ainda este ano.
Já cogitam plano B
As montadoras chinesas pretendem começar seus trabalhos por aqui com o regime CKD. Ou seja, o modelo chegaria importado da China e aqui sua montagem seria finalizada, utilizando peças produzidas no Brasil. Outra possibilidade é ter uma produção mais abrangente, mas se trata de um plano futuro. A utilização da fábrica de Jacareí tem um motivo por trás também.
Em entrevista com a equipe do portal Motor1.com, Shawn Xu, CEO da Chery International e que cuida da Omoda e Jaecoo, afirmou que as marcas até pensaram em construir sua própria fábrica no Brasil. Só que, a planta no interior paulista é muito especial para a Chery e se a produção nacional fosse confirmada, é este espaço que teria prioridade.
Por mais que as negociações estejam bastante avançadas, os executivos da Omoda e Jaecoo possuem outra estratégia, caso tudo vá por água abaixo. Eles já se reuniram com políticos de outros estados para saber as condições de criação de outra planta industrial. Até o Nordeste chegou a ser cogitado como berço para os novos carros chineses.
Entretanto, a reforma tributária não daria tantos benefícios para a Omoda e Jaecoo. Por sua vez, a CAOA preferiu se resguardar e contou para a equipe do portal jornalístico que ainda nem tudo foi definido.
Será que teremos carros da Omoda e Jaecoo com montagem no Brasil? Ansioso para conhecer de perto esses novos carros? Conte nos comentários
>> Xpeng quer vender carros elétricos no Brasil
>> Ram 2500 HD 2025 é flagrada em testes com camuflagem leve
>> Porsche lançará quatro modelos renovados em 2024